Canoísta santista Celso Filetti busca novas vitórias remando no rio e no mar em Peruíbe


Foto de Murillo Matos/ Green Pixel

Atual hexacampeão paulista, brasileiro e sul-americano master de canoa havaiana OC1, o santista Celso Filetti tem um novo desafio neste final de semana (24 e 25), em Peruíbe. O 6º Aloha Hoe será disputado na Praia do Guaraú, com percurso compreendendo trechos de mar e de rio. “Isso torna a prova mais emocionante. Tem de ter estratégia”, afirma o experiente canoísta, que também competirá na OC6 e na OC2 e também ajuda o evento como patrocinador.

“Vou em tudo. É uma prova organizada por um amigo, o Remo Thilo, que também vive a canoagem e temos de sempre prestigiar quem ajuda o esporte a crescer”, comenta o atleta, também destaque na modalidade surfski, sendo o novo bicampeão paulista master. “É uma modalidade que sou pioneiro e fico feliz em ver crescer. Canoagem é uma paixão. Remos seis vezes por semana e tenho muitos amigos, além de contato com a natureza sempre”, relata.

Aos 48 anos de idade, Celso Filetti é um apaixonado pela canoagem. Divide o seu tempo entre a família, a profissão de médico veterinário e as remadas. Ultimamente aumentou a sua “cota” de disputas, participando no surfski. Nas provas, além de vencer entre os másters, ele rema forte no geral, superando muitos rivais mais jovens. Entre as disputas principais deste ano, está o Aloha Spirit, um dos maiores eventos de esportes aquáticos do Brasil e um dos maiores “Paddle Festival” no mundo, que terá nova etapa dias 13 a 15 de setembro, em Vitória/ES. “Estarei lá. O velhinho continua dando trabalho para a molecada”, brinca. “O tripé Família, Profissão e Esporte está em equilíbrio. Quando mais eu treino, mais tenho saúde e mais me dedico à minha profissão e minha família acompanha tudo. O que mais posso querer na vida?”, completa.

Texto: Fábio Maradei