Canoístas brasileiros em busca do título Sul-americano no Uruguai


Próximo final de semana aguarda grandes emoções para o canoístas brasileiros da Canoagem Velocidade e Paracanoagem

 

Sudamericano de Canotaje Uruguay

Sudamericano de Canotaje Uruguay

O próximo fim de semana promete grandes emoções para a Canoagem Brasileira com a realização do Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade, Canoagem Maratona e Paracanoagem 2014. O evento ocorre dos dias 11 a 13 de abril, em Montevidéu, no Uruguai.

A Federação Uruguaia de Canoagem disse em nota que está satisfeita e pronta para o desafio de receber o campeonato após 10 anos sem organizá-lo,”esperamos superar expectativas e contar com todas as bandeiras dos países sul-americanos no evento”. O evento será organizado pela Federação Uruguaia de Canoagem conjuntamente com o apoio e supervisão da Confederação Sul-Americana de Canoagem (CoSurCa).

A última edição do campeonato, ocorrido no ano de 2013, trouxe resultados positivos para o time brasileiro. O país, que participou com uma deleção de 34 atletas, conquistou a terceira colocação geral com um total de 53 medalhas (21 de ouro, 17 de prata e 15 de bronze). A Argentina terminou como campeã do evento com a soma de 43 medalhas de ouro e o Chile ficou com a medalha de prata com 22 ouros.

Leonardo Maiola, supervisor do Comitê de Paracanoagem da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), explicou que os atletas estão treinando para o evento em suas associações. “Existe grandes expectativas com o time que está indo para o Sul-americano e esperamos manter a hegemonia da Paracanoagem brasileira” declara.

A Paracanoagem irá contar com os seguintes atletas tentando o título sul-americano: No time feminino as atletas da modalidade K1 LTA (Marta Ferreira), K1 TA (Marta Ferreira e Andrea Pontes), K1 A (Andrea Pontes), V1 LTA e TA representado por Tamara Oliveira. No Masculino teremos os atletas, K1 LTA (Patrick Almeida), K1 TA e A (Fernando Fernandes), V1 LTA (Caio Ribeiro), V1 TA e A (Luis Carlos Cardoso).

Sudamericano de Canotaje Uruguay

Sudamericano de Canotaje Uruguay

Canoagem Velocidade

unnamed-2Na Canoagem Velocidade o Brasil irá comparecer ao evento com uma equipe muito jovem, fato planejado pela CBCa para estes atletas adquirirem experiência em competições internacionais. No que concerne a categoria Sub-23 os atletas brasileiros serão representados por: K1 Masculino (João Fernando Alves, Eduardo Fagundes, Adilson Nascimento), K2 Masculino (Eduardo Fagundes, João Fernando Alves), K4 Masculino (João Fernando Alves, Eduardo Fagundes, Adilson Nascimento, Ricardo Machado Brum), C1 Masculino (Isaquias Queiroz) e K1 Feminino (Cianara de Lima Camargo). Isaquias Queiroz, atleta da elite da Canoagem Brasileira, disputará todas as distâncias da competição e segue para Montevidéu para superar ainda mais desafios.

Na categoria Cadete Masculino os atletas convocados na modalidade K1 (Vitor Hugo Navarro, Marcos Scolaro), K2 (Mateus Moia), C1 (Milton de Oliveira, Isaac de Oliveira) e C2 (Milton Luz de Oliveira, Isaac de Oliveira). No feminino a categoria Cadete conta no K1 (Emilly Schellworth, Natalia de Souza, Bruna dos Santos) e no K2 (Emilly Schellworth, Bruna dos Santos).

Os atletas da categoria Junior serão representados somente no masculino. Sendo as categorias a K1 (Matheus Henrique Carvalho, Lucas Gil Demissão, Ricardo Machado de Brum), K2 (Matheus Henrique Carvalho, Lucas Gil Demissão, Ricardo Machado de Brum), C1 (Lucas Queiroz dos Santos, Dalvan Luz de Oliveira) e C2 (Dalvan de Oliveira, Lucas Queiroz dos Santos).

“Temos boas expectativas para as provas e acreditamos que mesmo com uma equipe jovem conseguiremos bons resultados no Uruguai. A participação desses atletas já havia sido planejada anteriormente e será um ótimo teste para nossas equipes de base. No caso do Isaquias ele busca superar suas metas pessoais e vencer em todas as distâncias que disputar”, informou Heros Ferreira, head coach da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade.

As provas de Canoagem Velocidade e Paracanoagem serão realizadas através de um quadro de horários, que prevê para o dia 11/04 provas de 1000 e 5000 metros. Dia 12/04 as provas realizadas serão de 500 e 5000 metros, e no último dia as provas de 200 metros, 15 km e 20 km.

A CBCa já divulgou os nomes dos integrantes da equipe técnica que irá para Montevidéu com os atletas. O chefe de equipe para as duas modalidades em disputa (Canoagem Velocidade e Paracanoagem) será Jonatan Pimentel Maia de Oliveira. Os técnicos da Canoagem Velocidade que comparecerão ao evento serão Pedro Sena Júnior e Maria Cristina Oliveira. Na Paracanoagem o técnico que acompanhará os atletas é Thiago Pupo Fonseca, e ainda terá o apoio de dois auxiliares, sendo eles Luiz Gustavo Teixeira e Catia Cilene Costa. Leonardo Maiola, supervisor do comitê de Paracanoagem, e Fátima Fernandes, classificador internacional, participam do evento como palestrantes sobre Classificação Funcional na Paracanoagem.

A Confederação Brasileira de Canoagem deseja a todos os atletas ótimos resultados em Montevidéu e compete no Uruguai com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

Fonte CBCa