16 atletas serão beneficiados e acompanhados pelo Programa Canoagem Brasileira 2024
Faltando poucos meses dos Jogos Olímpicos Rio 2016 a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e a Academia Brasileira de Canoagem (ABraCan) já estão pensando não só na participação nesta edição olímpica, mas também no legado que o esporte deixará para as futuras disputas.
Os olhos já estão voltados para 2024, e pensando nisso as instituições deram início ao “Programa Canoagem Brasileira 2024”, que visa ações de fomento e apoio as categorias de base da modalidade. Com o objetivo de fortalecer a base, o projeto irá contemplar 16 atletas, da categoria Menor e Cadete, com idades entre 10 e 17 anos, que tiveram os melhores resultados no Campeonato Brasileiro. “Este projeto resgata o desenvolvimento da Canoagem Brasileira em sua base, atletas e entidades, buscando apoiar e incentivar o aumento da quantidade e qualidade de nossos atletas’’, expos o coordenador do projeto e supervisor da modalidade na CBCa, Alvaro Koslowski.
O projeto será dividido em três ações, a primeira será de estágios de treinamentos que serão realizados no Centro de Treinamento de Curitiba. A segunda ajudará os clubes com suporte técnico, empréstimos de embarcações e cursos de formação e capacitação para treinadores. E a terceira e última, as competições.
Na parte técnica o Programa irá destinar um técnico, supervisionar os treinamentos e visitas aos clubes, dando todo o suporte necessário para uma formação de qualidade.
Os atletas terão também o acompanhamento da equipe do Prof. Dr. Heros Ferreira, do Departamento de Ciência do Esporte da CBCa, e serão e avaliados. “Começar a fazer os testes e avaliações já na categoria Menor Cadete é muito importante, pois vamos formando um banco de dados de cada atleta e auxiliando nos treinamentos desde já”, ressaltou.
Este novo Programa trará novamente ao calendário de competições da Copa Brasil de Canoagem Velocidade, possibilitando que os atletas tenham mais disputas durante o ano, já que a competição será realizada em duas etapas.
Para cumprir seus objetivos, o Programa criou uma grade com tópicos que serão desenvolvidos junto à uma equipe multidisciplinar como segurança, hábitos saudáveis, técnica correta e rotinas de treinamento, além de outros pontos de importância no treinamento e desenvolvimento técnico de cada um. Outro fato fundamental é o acompanhamento do desempenho escolar dos jovens atletas.
O primeiro estágio de treinamentos já será realizado em janeiro de 2016, entre os dias 22 e 31.