Em uma verdadeira demonstração de preparo físico e determinação, o santista Celso Filetti enfrentará uma “maratona” no Mundial de Canoagem Va’a Sprint, de 13 a 17 deste mês, no Rio de Janeiro. Ele participará de nada menos que oito disputas, com destaque para a V1 500 metros sênior master. “Será a prova mais importante da minha vida. Título mundial poucas pessoas têm. Sei que não será nada fácil, porque estarão os melhores do Mundo, mas vou dar 100%, toda a raça, determinação, concentração”, afirma.
A Va’a, mais conhecida no Brasil como canoa polinésia, é bem semelhante à canoa havaiana, muito difundida no litoral paulista. Aos 49 anos de idade, Filetti é um dos mais experientes atletas nas remadas desse tipo de embarcação e isso é refletido em conquistas, como o hexacampeonato sul-americano, brasileiro e paulista, mantendo uma hegemonia na master. “Não é fácil, porque cada vez mais enfrentamos atletas mais jovens que chegam na categoria. Mas o importante é que continuo em atividade”, relata.
Evento oficial da Federação Internacional de Va’a e da Confederação Brasileira de Canoagem, o Mundial será disputado na raia da Lagoa Rodrigo de Freitas, reunindo cerca de 2 mil atletas, incluindo as disputas paralímpicas, de mais de 15 países, como Taiti, Nova Zelândia, Canadá, África do Sul, em provas de 500 e 1.000 metros.
BOLA – É a competição mais importante da modalidade e realizado a cada quatro anos. “Os taitianos são os melhores, sem dúvida. Aqui ganhamos bola de futebol quando criança, lá são canoas”, relaciona o canoísta apoiado por Fitness Shop.
“Estou treinando muito, focado e fazendo uma preparação específica de tiros. Remo seis vezes por semana, dois dias de natação e agora quatro de musculação. Tudo voltado para remar forte, no limite”, ressalta o atleta, que é um conhecido entusiasta na modalidade, tendo uma verdadeira coleção de embarcações e remos. “São mais de 20 canoas. É uma paixão. E o importante é que tenho apoio total da família”, relata.
Além da regata individual, Celso Filetti competirá quatro provas na V6 – 500 metros master e sênior master e 1.000m nas mesmas categorias. E outras três numa novidade no Brasil, a V12 500m na open, master e na sênior master. “Estou muito confiante no título e meu objetivo é ser campeão mundial individual, trazendo para Santos essa grande e honrosa conquista”, complementa.
“É uma realização. Vou defender o Brasil e espero brigar em condições de igualdades com os melhores do Mundo”, completa o canoísta, que é médico veterinário e divide o seu cotidiano entre o trabalho, a família e as remadas, indo ao mar sempre no horário do almoço. “O velhinho ainda está muito bem”, brinca.
Vale lembrar que na seletiva realizada em junho na mesma Lagoa Rodrigo de Freitas, Celso Filetti foi o único atleta da Cidade a garantir o ouro em provas individuais. Santos também como representantes nas provas individuais Felipe Neuman, parceiro de Filetti nos treinos, e Cauê Serra, que “herdaram” as vagas de Murilo Pinheiro, de Cabo Frio, e Rafael Leão, de São Paulo, ambos da equipe Samu e que se concentrarão apenas nas provas coletivas.
Texto: FMA Notícias
Foto: Murillo Mattos/Green Pixel