Comitê Paralímpico Internacional anuncia eventos de Paracanoagem em Rio 2016


Serão 3 eventos masculinos e 3 femininos marcando a estreia do esporte em Paraolimpíadas

O Comitê Paralímpico Internacional (CPI) anunciou as seis provas que serão disputadas na estreia da Paracanoagem nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. As seis provas foram aprovadas pelo Conselho Administrativo do CPI na sua reunião em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, neste fim de semana (30 janeiro a 1 fevereiro).

unnamed

Buscando garantir a igualdade de gêneros, haverá três provas para os homens e três para as mulheres.

As provas serão as seguintes:

Masculinas

· Caiaque (Classe 1)
· Caiaque (Classe 2)
· Caiaque (Classe 3)

Femininas

· Caiaque (Classe 1)
· Caiaque (Classe 2)
· Caiaque (Classe 3)

Xavier Gonzalez, Diretor-Presidente do CPI, disse: “Estamos muito animados para a estreia da Paracanoagem no Rio 2016 Jogos Paraolímpicos juntamente com o triátlon que também se apresentará pela primeira vez.”

“Desde sua aceitação no Programa Paraolímpico em dezembro de 2010, a Federação Internacional de Canoagem (FIC) tem se esforçado para finalizar seu novo sistema de classificação, tomando em conta a realização de um projeto de pesquisa significativo.”

“Embora nós consideramos o novo sistema de classificação adotado para a Paracanoagem como robusto, temos algumas reservas sobre a validade do sistema de classificação proposto para o barco Va’a. É necessário realizar mais pesquisas e acreditamos que não há tempo suficiente para serem concluídas e totalmente implementadas antes do primeiro evento de qualificação para Jogos Paraolímpicos do próximo ano.”

“Como resultado apenas eventos de caiaque serão incluídos na estreia do esporte no Rio 2016.”

À frente do FIC Campeonato Mundial no mês agosto em Milão, Itália, que será o primeiro evento de qualificação para o Rio 2016, todos os atletas do caiaque serão reclassificados no novo sistema de classificação.

No Rio 2016 todas as disputas serão realizadas na distância de 200m e competição será realizada no Estádio Lagoa, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Localizado no coração da cidade, o local irá fornecer um cenário espetacular de montanhas, Floresta Nacional da Tijuca e Cristo Redentor.

O esporte tem uma quota total de 60 atletas.

Cerca de 4.350 atletas de mais de 160 países país irão viajar para o Rio para competir 528 provas em 22 esportes diferentes.

Fonte: CBCa