Conhecidos os primeiros campeões brasileiros em Curitiba


Com o fim das provas de hoje já são conhecidos os atuais campeões brasileiros nos 1.000 metros

Fotos: Murilo Ribas e Thaysa Nadalin

Após dois dias de provas já são conhecidos os campeões nas provas de 1.000 metros do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2015, que acontece até domingo, no Parque Náutico do Iguaçu, em Curitiba, no Paraná. Neste sábado acontecem todas as provas eliminatórias e finais nos 500 metros.

Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade

Hoje, segundo dia do evento, foram disputadas 39 provas, sendo 30 finais, todas nos 1.000 metros. Ana Paula Vergutz, medalhista de bronze no Pan de Toronto, segue forte seu treinamento visando o Rio 2016. “Estamos treinando forte e esperançosos para 2016. O Brasil tem uma vaga garantida no caiaque feminino (K1 500m) e a melhor atleta da nossa equipe estará nos Jogos do Rio. Espero que seja eu”, disse a campeã no K1 1000m Feminino Sênior em Curitiba.

Maico Ferreira dos Santos e Mateus do Sacramento Amorim, 2º e 3º colocados no C1 1000m Masculino Sênior, atrás apenas de Isaquias Queiroz, comentaram o resultado. “Fiquei feliz com o resultado, só meio segundo atrás do Isaquias. Minha prova é o C1 200 metros, mas o Figueroa, meu treinador, disse que eu conseguiria, me motivou bastante e eu consegui um bom resultado”, disse Maico. Mateus comentou a dificuldade que encontrou na prova. “Valeu o treinamento que a gente faz aqui em Curitiba, pois lá em Ubaitaba não tem vento. Aqui eu aprendi a remar com vento. Nós fizemos o que fazemos no treino e alcançamos o pódio”.

Já para os atletas das categorias de base que iniciam suas vidas esportivas na canoagem, o Campeonato Brasileiro é uma ótima oportunidade de estarem juntos às grandes estrelas do esporte. Segundo a jovem Aghta Justivo Carvalho, 13 anos, e Brenda Pereira da Silva, 14 anos, o Brasileiro foi o primeiro evento em que remaram juntas (K2 1000m Feminino Menor), contudo foi a proximidade do ídolo que as marcaram. “É primeira prova que remamos juntas e o resultado foi positivo conquistando o título de campeãs brasileiras”, e quando perguntadas quem é o ídolo delas dentro da canoagem as duas foram certas na resposta: “Ana Paula Vergutz”.

Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade

Jacky Jamel Godman, com apenas 16 anos e já detentor de um título sul-americano, sonha alto na canoagem. “Gostei muito de participar deste brasileiro, ainda mais conquistando o título no campeonato. Para o ano que vem pretendo conquistar uma vaga para o Mundial e se possível trazer uma medalha”, disse o campeão no C1 1000m Masculino Cadete.

Rui Fernandes, técnico do caiaque masculino da Equipe Permanente Brasileira, comentou sobre o evento em Curitiba. “Estou acompanhando as provas com o intuito de observar se aparece alguém que se sobressaia. Por enquanto, vi um Cadete que mostrou algo que eu gostaria de ver em novos atletas”.

Técnico brasileiro treina atletas africanos de olho no Rio 2016

Quatro atletas africanos estão treinando no Brasil com foco nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e acompanham de perto do Campeonato Brasileiro em Curitiba. Figueiroa Conceição, técnico das equipes permanentes brasileiras de canoa feminina e canoa sub-23, se divide há um ano entre seus pupilos brasileiros e quatro jovens atletas vindos de São Tomé e Príncipe e Moçambique, país do continente africano: Altamiro, Afonso, Joaquim e Mussá.

Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade

“A evolução deles está sendo gradativa. Eles são muito disciplinados, então a expectativa é boa”. E completou, a respeito dos resultados dos atletas no Mundial de Canoagem, que ocorreu este mês em Milão, na Itália: “Os quatro atletas conseguiram participar das finais B do Mundial, foram os melhores tempos de africanos no campeonato até então. Se eles repetirem esses tempos no evento classificatório africano, em março do ano que vem, podem ir aos Jogos”.

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2015 é organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e Academia Brasileira de Canoagem (ABraCan), tem o patrocínio do BNDES – patrocinador oficial da Canoagem Brasileira, GE e Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude Secretaria do Meio Ambiente e Seguros Unimed.

A entrada do público ao evento é gratuita.