Curitiba ganha Centro de Desenvolvimento esportivo único no Brasil


Estrutura completa para treinamento da equipe de Canoagem permite monitoramento dos atletas em tempo real e coleta de dados

Os atletas da Canoagem Velocidade dispõem, em Curitiba (PR), de um local inédito de análise científica e técnica, monitoramento e auxílio à prática esportiva: o Centro de Desenvolvimento da Canoagem (CDC). Segundo o Diretor do Centro de Desenvolvimento, Professor Doutor Heros Ferreira, o local é único no país, pois concentra tudo o que o atleta precisa para melhorar a sua performance em um só lugar.

2560-gr-27-11-2014-09-52-50

O local de treinamento dos canoístas, a partir de janeiro de 2015, será o Parque Náutico do Iguaçu. As equipes de Caiaque masculino e feminino, Canoa feminina e Canoa masculina Junior e Sub-23 chegam de São Paulo, seu antigo local de residência e treinamento, e passam a residir na capital gradualmente, de novembro deste ano até janeiro do ano que vem.

O CDC, segundo Ferreira, oferecerá aos atletas algo que é único nas modalidades esportivas brasileiras: todos os testes, treinamento funcional e físico, estrutura com médicos, fisioterapeutas e academia são concentrados em um só lugar. “Aqui nós temos dois médicos, dois fisioterapeutas e um massoterapeuta, um nutricionista e um psicólogo. Vamos atender aqui os 33 atletas com uma estrutura completa de academia com aparelhos para os treinos necessários, testes de reabilitação e coleta de sangue. Como ficamos perto do Paraná Clube, temos uma parceria com eles para a natação também”, ressalta.

Descobertas científicas

O diretor também explica que a equipe que recebe os atletas em Curitiba está capacitada para fazer todo o monitoramento do canoísta na parte científica pois, para ele, a ciência é tão importante quanto a técnica. “Uma das pesquisas que desenvolvemos aqui é um projeto voltado para a biomecânica, inédito no Brasil. É um equipamento protótipo, do tamanho de um celular, que é colocado no barco durante o treinamento e na hora das provas, mostrando os dados do desempenho do atleta em tempo real: força, velocidade, potência, aceleração, remada por minuto, frequência cardíaca, dentre outros”. O projeto será testado no Campeonato Sul-Americano em abril do ano que vem, que será realizado no Equador.

Além disso, estão sendo desenvolvidas mais duas pesquisas em Curitiba para o desenvolvimento da Canoagem e do esporte em geral. O diretor explica que há um estudo voltado para a suplementação visando à melhora imunológica. “Esta pesquisa, especificamente, não visa somente a evolução dos atletas, mas também é desenvolvido em parceria com a Santa Casa de Misericórdia em São Paulo, para produzir resultados positivos em pessoas com câncer e caquéticos, pois um dos benefícios é a diminuição da atrofia muscular”, explica. Outro estudo desenvolvido diz respeito a citogênese, que é o sequenciamento de genes. Ferreira explica que o objetivo do estudo é saber onde estão, no código genético, as características de força, agilidade e predisposição para se tornar um atleta de alto rendimento. “Nesta pesquisa nós já saímos na frente de todas as modalidades esportivas brasileiras. O voleibol já mapeou de quatro a cinco genes, nós já coletamos o material dos atletas e, em cinco meses, teremos 500 a 1000 códigos de canoístas mapeados”, comemora.

Todas as pesquisas e estudos são feitos em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e têm o apoio e patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Academia Brasileira de Canoagem (ABraCan), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e Ministério do Esporte (ME).

Segundo o professor, a canoagem só tende a crescer. Em breve também lançaremos o primeiro programa de detecção e promoção de talentos esportivos para canoagem. O programa atenderá, exclusivamente, atletas curitibanos de forma científica, visando os Jogos Olímpicos (JOs) de 2020 e 2024″. Ainda de acordo com Heros Ferreira, a planificação das ações a longo prazo, como a detecção de talentos curitibanos para os JOs, é um dos pilares da filosofia de trabalho implantada no Centro de Desenvolvimento, tendo como foco a busca constante do desenvolvimento do atleta.

A Canoagem Brasileira vem ganhando destaque em níveis nacional e internacional por meio do trabalho incessante em transformar o esporte no país e tornar o Brasil uma das grandes potências da Canoagem Velocidade Mundial. Para que isso aconteça, a Canoagem caminha no quadriênio olímpico mais importante da história desportiva brasileira com apoio significativo do Ministério do Esporte, Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro e, principalmente, do BNDES, que é o patrocinador oficial da Canoagem Brasileira.