Curso de Formação e Desenvolvimento de Treinadores de Canoagem Velocidade acontece de 1 à 7 de março na capital paraense
Com o propósito de disseminar o conhecimento da Canoagem Brasileira por todas as regiões do país, o consolidado Curso de Formação e Desenvolvimento de Treinadores de Canoagem Velocidade chega neste domingo à Belém do Pará.
“Nossa intenção é fornecer esses cursos em todo o país, massificando cada vez mais o conhecimento da canoagem em todo o território brasileiro. Também é importante estarmos nestes locais para minimizar os gastos destas pessoas com transporte e hospedagem no eixo sul-sudeste”, explicou o Prof. Dr. Heros Ferreira, idealizador do projeto que já completa cinco anos e formou em torno de 60 profissionais neste período.
O curso que será ministrado no Pará será de Nível 1, com o objetivo de fornecer aos candidatos conhecimentos e habilidades básicas da modalidade de canoa e caiaque de Canoagem Velocidade para dar assistência aos técnicos da modalidade. Todo o curso Nível 1 tem duração de seis dias em concentração (40 horas/aula) onde os alunos deverão participar das aulas com aproveitamento mínimo de 80% de presença assim como na prova (contendo 20 questões), além de mais seis meses de acompanhamento virtual através da Plataforma Didática CBCa. “Nessa plataforma será disponibilizada, quinzenalmente, textos e artigos para leitura, dos quais o aluno deverá responder as avaliações relacionadas com o tema com a mesma periodicidade”, disse Ferreira.
Um dos alunos do curso que já completou os dois níveis de formação, Prof. Me. Evaldo Malato, presidente da Federação de Canoagem do Estado do Pará e um dos principais incentivadores do esporte no Norte do Brasil, destaca a presença dos palestrantes na capital paraense. “A canoagem está ligada diretamente à história do Estado do Pará e vem de encontro aos anseios dos governos estadual e municipal em tornar a modalidade uma força na região”, disse. Segundo Malato, o planejamento é capacitar profissionais no estado para trabalharem nos núcleos de desenvolvimento da canoagem que serão implantados em breve junto às comunidades ribeirinhas da região.
Os ministrantes do curso em Belém serão: Prof. Dr. Heros Ferreira, Prof. Me. Evaldo Malato, Prof. Dtdo. João Paulo Loures e Prof. Rafael Rocha Oliveira. As inscrições são gratuitas e abertas ao público. As aulas práticas acontecem no Clube Argonautas Canoagem e as teóricas no Auditório do NEEL na capital paraense.
O curso em Belém tem realização da Confederação Brasileira de Canoagem, ABraCan e Federação de Canoagem do Estado do Pará, e conta com apoio do Governo do Estado do Pará, Prefeitura Municipal de Belém, COIMP, Solidariedade Olímpica, Clube Argonautas Canoagem.
Fonte: CBCa