Curso de Treinadores em Paracanoagem


Iniciativa acontecerá na Unicamp, em julho, e é oferecido para estudantes e profissionais de Educação Física e Paradesporto

Curso de Treinadores

Curso de Treinadores

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), com apoio da Academia Paralímpica Brasileira – CPB, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizará entre os dias 20 e 23 de julho, em Campinas (SP), o Curso de Técnicos em Paracanoagem.

A iniciativa visa a capacitação e a formação de treinadores para a modalidade e é oferecido à profissionais das áreas de Educação Física e Paradesporto. Os interessados deverão enviar seus currículos profissionais até a data de 10 de julho para o e-mail: leonardo.maiola@canoagem.org.br

Segundo o supervisor da Paracanoagem na CBCa, Leonardo Maiola, o Curso de Técnicos em Paracanoagem, tem como objetivo principal profissionalizar ainda mais a modalidade. “O crescimento da Paracanoagem nos obriga a pensar e inovar diariamente na nossa gestão. A especificidade nos treinamentos e a busca por resultados expressivos internacionalmente, nos obrigam a criar estratégias do desenvolvimento pessoal e técnico de nossas bases. Este curso é uma parte de um plano maior que visa o fomento e o desenvolvimento do nosso esporte a nível nacional, esperamos alcançar os profissionais que querem iniciar ou aqueles que pretendem aprimorar seu conhecimento na Paracanoagem”, disse.

O professor José Júlio Gavião de Almeida, da Unicamp se mostra contente com a parceria entre a CBCa e a Universidade e as possibilidades que isso cria: “Temos que reconhecer a iniciativa da CBCa, pois foi isso que nos permitiu trabalhar com o esporte olímpico. É importante entender que o papel da Unicamp é formar recursos humanos através de ensino, ciência, tecnologia e pesquisa, mas é difícil fazer a pesquisa atravessar os muros da universidade e chegar na sociedade. Essa parceria acaba possibilitando que a Confederação pense no tema que quer desenvolver e a Unicamp apoie com o conhecimento e pesquisa. Dessa forma o conhecimento criado aqui dentro pode chegar em pessoas que realmente utilizarão os resultados da pesquisa na prática”.

Segundo o coordenador da Academia Paralímpica Brasileira, Alberto Martins da Costa o momento não poderia ser mais oportuno para a realização do curso: “Com a estreia da Paracanoagem nos Jogos Paralímpicos é fundamental que exista não só uma capacitação, mas uma atualização dos treinadores sobre a Paracanoagem. Mesmo que o Comitê Paralímpico Brasileiro não administre a modalidade é importante que a Academia Paralímpica esteja junto no desenvolvimento e capacitação dos profissionais do Paradesporto”, completa.

São oferecidos cursos para Nível I, onde o aluno precisa ser estudante ou profissional de Educação Física e/ou ter experiência em Paradesporto ou Canoagem. E para o Nível II, o qual é necessária a formação em Educação Física e comprovada experiência em Canoagem ou Paracanoagem, além daqueles profissionais que realizaram o nível 1 ou Nível 2 do Curso de Técnicos organizados pela CBCa.