De Praia Grande à Santos


Sábado resolvi fazer um percurso que eu ainda não havia feito: sair da Vila Tupi, Praia Grande e remar até a Ponta da Praia, em Santos. O trajeto tem 18km com mar calmo, praticamente liso, apenas ondulado das grandes marolas, mas que não atrapalham.

Na areia, antes de partir, fiquei observando as ondas, a série que entrava, esperando um momento mais calmo, apesar de que as ondas não pareciam ser algo que fosse atrapalhar o embarque. Engano meu.

Meu primeiro erro foi ter prendido o Leash na perna na hora de embarcar, o segundo foi não ter prendido meu óculos de sol na cabeça, assim como meu boné também… mas eu não iria imaginar que uma série de ondas iria crescer na minha frente, antes de eu passar a arrebentação.

Passei as primeiras ondas numa boa, até chegar nas maiores, mais ao fundo. Eu esperava elas estourarem pra passar e segurar o impacto, porém quando já tinha uns 400 metros da areia, veio uma série formada no fundo que arrebentou aonde eu estava.

A primeira me derrubou, pro lado direito, tenho agilidade pra subir pelo lado esquerdo… a segunda onda arrancou meu boné, continuei lá segurando meu remo e meu barco… a terceira arrancou meu óculos… e a quarta, quase levou meu remo.

Passada essa série, subi no barco e saí remando forte, ainda com ondulações porém sem estourar em mim. Foi um sufoco, eu estava frio (tinha acabado de entrar na água) e não estava esperando tomar um tombo na entrada.

Mas a remada foi feita, com sol na cara o tempo inteiro, valeu pelos botos (toninhas) que vi no Canto do Forte e claro, por ter concluído a remada!