Definição da Equipe Olímpica de Canoagem Velocidade – RIO 2016


O Brasil dispõem atualmente de 04 vagas para disputar os Jogos Olímpicos na modalidade de Canoagem Velocidade

unnamedDas 04 vagas disponíveis, 03 (três) delas nos foram fornecidas por sermos país sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e 01 (uma) conquistada no Campeonato Mundial em Milão – Itália, através da 1ª colocação do C2 1000 m.

A Confederação Brasileira de Canoagem – CBCs, esclarece que de acordo a regra da Federação Internacional de Canoagem – FIC, para qualificação Olímpica, toda a vaga conquistada nesta competição, elimina a vaga anteriormente herdada em virtude de que o Brasil é o país sede dos Jogos Olímpicos.

Também esclarece que quando um mesmo atleta repete a qualificação em duas embarcações diferentes, somente é contabilizado uma vaga, fato que ocorreu no C1 200 m Masculino e C2 1000 m masculino, por estes fatos até o presente momento, o Brasil possui 04 (quatro) vagas qualificadas.

Há mais uma possibilidade de qualificar vagas para disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, este evento ocorrerá nos dias 18 e 19 de maio deste ano em Gainesville – EUA. Nesta competição o Brasil poderá qualificar mais 03 (três) vagas no caiaque masculino, 03 (duas) vagas no caiaque feminino.

A definição da Equipe Olímpica 2016, caberá aos Treinadores Nacionais, mediante a análise dos resultados de competições anteriores, controles internos e o aval do Comitê de Seleção da Confederação Brasileira de Canoagem.

A definição das vagas levará em conta as diretrizes traçadas no Plano de Trabalho 2016 (clique aqui para ler), levando em consideração as melhores tripulações e embarcações no momento da finalização do processo de seleção para os Jogos Olímpicos, independente se estas sejam na distância de 1000 m, 500 m ou 200 m.

Um dos quesitos fundamentais para fazer parte da Equipe Olímpica 2016, reside no fato de que o ou a atleta, tenha disputado pelo menos 01 evento classificatório para os Jogos Olímpicos 2016 e este ou esta, seja indicado(a) pela Confederação Brasileira de Canoagem.

Todas as vagas disponíveis à Equipe Brasileira, serão direcionadas às melhores embarcação na ocasião da realização dos Jogos Olímpicos, independente das distâncias 1000, 500 ou 200 m.

Os treinadores nacionais poderão utilizar um evento internacional ou controle interno para definição final das embarcações e distâncias que o Brasil será representado nos Jogos Olímpicos Rio 2016, porém, sempre mantendo como prerrogativa, que a melhor embarcação o represente independente da distância (1000, 500 ou 200 m).