Definidas empresas para a construção do Complexo de Deodoro


As obras do local se iniciarão ainda este ano e têm conclusão agendada para primeiro semestre de 2016. Rio ganhará moderna pista de Canoagem Slalom

Complexo de Deodoro

A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro anunciou recentemente o resultado do processo de licitação para a construção e renovação dos locais de competição do Complexo de Deodoro, na região norte da cidade. O local irá sediar os Jogos Olímpicos Rio 2016 e prevê a vinda de diversos esportes para as disputas dos Jogos no local. O vencedor da licitação foi o “Consórcio Complexo Deodoro” formado pelas construtoras Queiroz Galvão S/A e OAS S/A, em oferta única, com a proposta de R$ 643,7 milhões. A construção está agendada para começar no segundo semestre de 2014 e será concluída no primeiro semestre de 2016.

No que concerne à Canoagem Brasileira, o local receberá a construção do Centro Olímpico de Águas Brancas (o Canal Rio) que será a mais moderna pista artificial de Canoagem Slalom de todo o hemisfério Sul e importante legado para o continuação do desenvolvimento da modalidade no país.

Com a construção do Canal Olímpico Rio, no Complexo de Deodoro, a Canoagem Slalom Brasileira irá contar com 2 das 4 pistas artificiais no hemisfério Sul para a prática do esporte, contabilizando também o Canal Itaipu, localizado dentro das dependências da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, Paraná. As outras duas pistas são a pista artificial de Sydney, na Austrália, construída em razão dos Jogos Olímpicos de 2000; e a segunda de Dubai, nos Emirados Árabes.

João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, revela que esta nova estrutura será um grande avanço e fomento para a Canoagem Brasileira. “Será um legado muito importante para os nossos atletas e uma grande possibilidade de trazer ainda mais competições de alto nível para o país”, declarou.

O Complexo de Deodoro será a casa de 11 (onze) esportes olímpicos e quatro paralímpicos. A região norte inclui, além do Centro Olímpico de Águas Brancas (o Canal Rio) que abrigará as competições de Canoagem Slalom, a Arena Deodoro (esgrima/pentatlo moderno, eliminatórias do basquete e esgrima com cadeira de rodas). Centro Aquático de Pentatlo Moderno (natação/pentatlo moderno), Centro Nacional de Tiro (tiro olímpico e paralímpico), Centro Olímpico de BMX, Centro Olímpico de Hóquei e Área de Pentatlo Moderno e Rúgbi (rúgbi, hipismo/pentatlo moderno e futebol de sete). A área sul contém o Centro Nacional de Hipismo.

Dentro do Complexo de Deodoro também serão realizada diversas obras, de construção de novos locais à reformas e melhorias da estrutura já localizada na região. O escopo do processo inclui a renovação de onze rodovias cobrindo uma área de 284.000m2. O vencedor desta licitação foi a MRJE Construtora com uma proposta de R$ 49.3 milhões. Entre outros serviços de entrega, a MRJE é responsável pela pavimentação e trabalho de acessibilidade aos locais, construção de aproximadamente dois quilômetros de rotas de ciclovias, renovação do calçamento, remodelação do sistema de iluminação, sinalização e paisagismo. Estes trabalhos estão agendados para começar em 2014.