Delegações estrangeiras invadem a Lagoa para a cerimônia de batismo das canoas de Va’a


As canoas polinésias já fazem parte do cenário da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, onde será disputado o Campeonato Mundial de Va´a, de terça (dia 12) a domingo.

Na manhã deste sábado (dia 9), foi realizada a cerimônia de Batismo das Canoas, acompanhada de perto por atletas de diferentes países, inclusive representantes do Taiti e do Havaí, locais em que canoagem Va´a é amplamente praticada.

Durante a cerimônia, conduzida pelo ”kahuna” (autoridade havaiana) Kimokeo e pelo canoísta brasileiro Cauê Serra, bicampeão brasileiro de Va´a Maratona, 14 canoas de V1 que serão usadas no Mundial foram batizadas com nomes de bairros cariocas, seguindo um ritual da Polinésia.

Batismo canoas mundial

“O Va´a é um esporte novo no Brasil, praticado há 13 anos. Os polinésios estão muitos e muitos anos na nossa frente. O Batismo é um ritual simples, mas carregado de significado, com o uso de água de uma fonte natural, sal grosso do Havaí, folhas de Ti (no Brasil chamada de dracena) e muita energia de quem está acompanhando a cerimônia”, explicou Cauê Serra, que irá disputar três provas no Mundial.

Na Lagoa, o colorido da manhã chuvosa ficou por conta dos uniformes de delegações de 19 países que disputarão o Mundial. Após o “Kahuna” abençoar as canoas, algumas delegações cantaram para atrair ainda mais energia positiva para o evento, que reunirá cerca de 700 atletas convencionais e paraolímpicos, em quatro dias de provas. Sessenta e uma medalhas de ouro estarão em disputa. O Va´a é uma modalidade estreante nos Jogos Paraolímpicos do Rio, em 2016.

Neste domingo (dia 10) e segunda (11), prosseguem os treinos oficiais na Lagoa, das 9h às 16 horas. A delegação do Brasil, composta por 256 atletas, estará na água segunda, das 9h às 10h. A cerimônia de abertura do Mundial será terça-feira (dia 12), às 15h, no Estádio de Remo da Lagoa. De quarta a domingo, serão realizadas as disputas individuais (V1) e por equipes (canoas para seis e 12 competidores). As finais de domingo, das 10h às 12h, terão transmissão ao vivo do canal Sportv.

Crédito das fotos e texto: Divulgação/Atitude no Esporte / Levi Ricardo