As disputas do Campeonato Mundial de Va´a começam nesta quarta-feira (dia 13), a partir das 8h, no Estádio de Remo da Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro, reunindo cerca de 700 atletas convencionais e paraolímpicos de 19 países.
Porém, nesta terça-feira (dia 12) à tarde, os competidores já mostraram muita alegria durante a cerimônia de abertura do Mundial, em uma festa cheia de dança e manifestações culturais. Numa tarde ensolarada, as delegações desfilaram e acompanharam a uma apresentação do grupo Acorda Capoeira, simbolizando um pouco da cultura brasileira.
Entre os atletas, uma mistura de experiência e juventude. A brasileira Debora Benevides, de apenas 18 anos, que acaba de retornar do Campeonato Mundial de Velocidade e Paracanoagem 2014, em Moscou, no qual conquistou o quarto (V1 200m LTA) e o quinto lugares (V1 200m TA), espera melhorar seu desempenho no Rio. “Sei que estou bem, remando certo, mas preciso fazer o meu melhor para vencer os adversários, todos eles de altíssimo nível”, diz Débora, canoísta de Mato Grosso do Sul que tem as duas pernas atrofiadas por má formação congênita. Ela começou a praticar Va´a há oito meses e vem despontando como uma das promessas na modalidade.
Por outro lado, o Mundial reunirá nomes consagrados do esporte. É o caso do havaiano Maël Carey, de 39 anos, que soma em seu currículo cinco títulos mundiais. No Rio, ele vai disputar três provas, inclusive o V1 (individual) open. “O Mundial parece estar muito bem organizado e estou feliz por estar pela primeira vez no Brasil. A Lagoa Rodrigo de Freitas oferece um cenário perfeito para a disputa”, comentou.
O presidente da Federação Internacional de Va´a, Charles Villierme, disse que espera um Mundial ainda mais competitivo do que o anterior, em Calgary, no Canadá, em 2012. “O Taiti não disputou o último Mundial. Aqui no Rio teremos todas as principais forças. Além do Taiti, o Havaí, a Austrália e a Nova Zelândia. O Rapa Nui também tem um grande time para a competição”, destacou.
Já o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini, também presente à cerimônia de abertura, afirmou que o Mundial é importante para dar visibilidade ao esporte e unir a família da canoagem.
“Foi a primeira vez que participei de uma cerimônia de abertura como essa. É algo único. Estamos acostumados a eventos mais protocolares, mas este foi muito marcante, com muitos elementos culturais”, comentou.
A cerimônia de abertura contou ainda com as presenças de Paulo Vieira, presidente da Comissão da Lei de Incentivo do Ministério do Esporte, e de Ana Landim, chefe do departamento de políticas de comunicação do BNDES.
As provas do Mundial começam nesta quarta-feira (dia 13) e prosseguem até domingo, dia em que as finais serão transmitidas ao vivo pelo SporTV, das 10h às 12h. Patrocinado pelo BNDES e com apoio do Sistema Unimed e Seguros Unimed, o Mundial terá 61 finais de provas individuais (V1) e por equipes (canoas para seis e 12 competidores). As cinco maiores delegações são as seguintes: Brasil, com 262 atletas; Nova Zelândia, com 98; Havaí, 93; Taiti, 75; e Austrália, 37. O Va´a fará parte do programa paraolímpico nos Jogos do Rio, em 2016.
PROGRAMA DE PROVAS: http://vaario2014.com/download/RaceScheduleAllDays.pdf
Sobre o BNDES – Principal financiador de longo prazo da economia brasileira há 62 anos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. Também apoia investimentos em educação, saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano, Atua por meio de financiamento, participação em empresas e apoio não reembolsável a projetos sociais, culturais e tecnológicos. Patrocinador oficial da canoagem brasileira desde 2011, o Banco já desembolsou R$ 14 milhões para a modalidade, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Sobre a Unimed do Brasil – Fundada em 1975, a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas do Brasil – Unimed do Brasil é a maior cooperativa médica do mundo. Por meio de uma política comum, a Unimed do Brasil integra 360 cooperativas espalhadas em todo o país. Os princípios cooperativistas na valorização do trabalho médico fazem da Unimed a maior rede de assistência médica do país, com mais de 110 mil médicos cooperados ativos, que atendem mais de 19 milhões de clientes em 83% do território nacional.
Sobre a Seguros Unimed – A Seguros Unimed iniciou suas operações em 1989, com o objetivo de atender as demandas do Sistema Unimed, formado por 360 cooperativas, 110 mil médicos cooperados e 19 milhões de clientes em todo o Brasil. A Seguros Unimed em números: 800 colaboradores; 25 Escritórios Regionais; 6 milhões de Clientes; R$ 1,5 bilhão de faturamento – crescimento de 27,2% em relação a 2012. A Seguros Unimed está entre as maiores do setor, sendo a 4ª em Saúde, 10ª em Vida, 16ª em Previdência Privada e 12ª em Odonto. Em 2013, iniciou suas atividades em seguros patrimoniais.
SERVIÇO
Campeonato Mundial de Va´a – Agenda
Dia 12 de agosto – Cerimônia de Abertura, às 15h
De 13 a 17 de agosto – disputas individuais (V1) e por equipes (V6 e e V12), a partir das 8h30h.
Local: Estádio de Remo da Lagoa (Avenida Borges de Medeiros, 1.424, Rio de Janeiro).
Entrada franca