A preparação para o Mundial de Va’a Sprint, realizado em agosto, no Rio de Janeiro, rendeu e continua garantindo grandes resultados ao santista Celso Filetti.
Depois de ser o único brasileiro a chegar na final individual, ficando atrás apenas dos imbatíveis taitianos, o experiente canoísta comemorou uma sequência de vitórias e no próximo domingo (27), já se prepara para um novo e importante desafio, o W2 Downwind Brazilian Paddle Challenge, com 30 km de remada de Búzios a Cabo Frio, a favor do vento.
Dessa vez, competindo no surfski. “Uma prova de superação, ventos e ondas fortes. Será uma disputa muito boa. Ano passado fiquei em quarto lugar geral e dessa vez teremos remadores campeões de Portugal e Espanha e o nível aumentou muito. Mas sei que farei uma boa atuação”, afirma o atleta de 50 anos, que após o Mundial não teve folga.
No Aloha Hoe, em Peruíbe, ainda em agosto, faturou cinco ouros, com destaque para as duas vitórias em duplas, com Felipe Neumann, na open, e com Remo Erckerck, na master. Na sequência, no Brasileiro de Canoagem Oceânica, em Vitória/ES, foi o terceiro colocado no surfski duplo, com Marcos Lopes. “Foram 25 km, numa prova muito difícil, com mais de 40 desistências, por causa do mar revolto”, lembra.
Completando, no último dia 13, mais três ouros no Aloha Spirit, também na capital capixaba, na OC6 master, na OC1 supermaster e no surfski supermaster. “O treino para o mundial foi muito forte e garantiu esses resultados. Não parei e espero manter esse ritmo. Tudo é consequência de dedicação, disciplina”, comenta Filetti, que compete com o apoio da Fitness Shop.