O Oceano é um parque de diversões para um surfski, mas às vezes esquecemos que a natureza o torna um lugar perigoso e imprevisível.
Traduzido de Surfski School
A Cidade do Cabo na África do Sul, foi abalada por uma tempestade enorme, chuva forte e ventos com rajadas de até 50 nós. Dawid Mocke não resistiu à tentação de experimentar as condições extremas de surfski. Dawid e seu irmão Jasper Mocke deixaram Fishhoek para remarem em Millers Run. Com toda a emoção, Dawid percebeu durante a remada que tinha esquecido seu Leash, embora as condições fossem incríveis, ele percebeu que não podia relaxar e apreciar sua remada porque me sentiu-se tão vulnerável que isso arruinou sua diversão.
Às vezes esquecemos que as mesmas forças da natureza que nos proporcionam tanto prazer também torna um lugar perigoso e imprevisível. Quando ficamos muito confortáveis com o oceano, deixamos a segurança deslizar. Dawid acredita que se adotarmos esses 5 hábitos abaixo, estaremos muito mais preparados se algo der errado no mar.
1) Traga seu equipamento de segurança
Faça uma lista de verificação. Use um PFD (Personal Flotation Device – Colete de Flutuação) e um Leash anexado ao seu surfski. Existem muitos itens de segurança disponíveis para o canoísta de águas abertas, mas considere o PFD e leash como extensões do barco e/ou remo. Sempre carregue água ou uma bebida isotônica. Se você está indo para uma grande remada no vento, também é uma boa idéia transportar um telefone celular e/ou rádio impermeável e um dispositivo de sinalização, como um flare. Além disso, vestir-se para as condições e temperatura da água em que você estará remando. A melhor maneira de prevenir é criar uma lista de verificação curta, que pode ser sistematicamente marcada antes de sair para uma remada.
2) Reme com um amigo ou em um grupo.
Remar com outros é uma medida de segurança adicional, inspira mais conforto e confiança, ajuda o processo de aprendizagem e é mais divertido!
3) Pratique remontagem no surfski antes
Provavelmente, a maneira mais rápida de criar confiança em águas difíceis é saber que você será capaz de recuperar se cair. Esta habilidade essencial é freqüentemente negligenciada – aproveite o tempo para praticar em água plana e áspera.
4) Surfe antes com seu surfski
Procure oportunidades próximas à costa. Você não tem que ir para o mar para ganhar experiência e proficiência em ondas. Ao começar, fazer “sair e voltar” da sua praia é uma ótima abordagem. Quando o vento está soprando no mar, reserve um tempo para a prática de água áspera, passeie da praia a 200 metros, vire e suba de volta. Vire-se e repita. Você vai se expor a todos os tipos de colisão obtendo uma melhor sensação para as corridas. Seguro e eficaz. Verifique Windguru.com frequentemente para se familiarizar com as previsões de vento, o que o ajudará a planejar sessões de prática.
5) Quando estiver pronto, deixe sua zona de conforto
A única maneira de se tornar um canoísta de águas abertas é remar em águas abertas. Em algum momento, isso significa sair para as condições de água que você não pagou antes. É provável que seja intimidante e se sinta como um iniciante, mas fique e você ficará viciado – a emoção de remar um surfski em águas abertas é realmente viciante.
Mantenha-se seguro, seja brilhante, divirta-se!