Dicas de como atravessar remando o Canal do Porto de Santos


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Devido imprudência dos praticantes de esportes a remo no Canal do Porto de Santos, a Capitania dos Portos lança campanha e fiscalização para evitar acidentes no mar.

Leia a matéria do Jornal A Tribuna de Santos na íntegra, clicando na imagem.

Leia a matéria do Jornal A Tribuna de Santos na íntegra, clicando na imagem.

Uma matéria publicada no Jornal A Tribuna de Santos teve como manchete “Marinha vai coibir abusos de esportistas no Porto“, onde os oficiais de navios reclamam de praticantes de stand up paddle.

Verdade seja dita, não é só stand up paddle, foi uma grande injustiça citar na matéria somente o stand up paddle sendo o grande culpado, haja visto que todos sabem e vêem caiaques, surfskis, canoas e até os stand up paddle se aproveitam das ondulações dos navios para terem alguma diversão, mesmo sendo perigosa.

Além do material gráfico impresso, o Capitão dos Portos do Estado de São Paulo Comandante Ricardo Gomes, vem orientando a população nas rádios e agora também na televisão, veja abaixo a entrevista:

Muito se fala, muito se alarda mas na verdade nada é ensinado aos praticantes.

Desde esportistas profissionais treinando, esportistas amadores e também aqueles que apenas se valem do lazer em remar nas águas de Santos, Guarujá e região, não são instruídos de como proceder em muitos casos.

Mas para que a convivência entre os praticantes de remo e os grande cargueiros que passam pelo Canal do Porto de Santos seja pacífica, é preciso saber o que devemos respeitar sobre as regras do Canal do Porto.

Meu amigo canoísta Danilo Garcia cita “Mais importante que saber da onde sair ou onde chegar, é conhecer as Regras do Caminho“, numa publicação que ele fez sobre as Regras do caminho – o que precisamos saber.

Fato é que, independente de quão pequena seja nossa embarcação, estando em água doce ou salgada, existem regras de navegação que precisam ser respeitadas.

Seja consciente

Como cruzar um canal a bordo do caiaque

Como cruzar um canal a bordo do caiaque

Primeiro e principalmente, esteja com os “Equipamentos Básicos de Segurança” e estude os arredores onde pretende remar. Você pode ser o único barco na água ou estar dividindo o canal com um grande navio cargueiro, qualquer que seja a circunstância, sua consciência sobre o tráfego pode fazer grande diferença na segurança de todos.

Procure o menor ponto do canal para a travessia em segurança, no caso de Santos, o menor ponto é de fronte à rampa do clube Internacional de Regatas reto em direção à Fortaleza da Barra, localizada no Guarujá.

Nós remadores não viajamos rápido como embarcações motorizadas, então se você ver um grande barco, não assuma o risco de tentar passar na frente dele enquanto ele estiver traçando seu caminho, isso pode ser trágico, seja conservador. Em Santos, o canal do Porto é demarcado por bóias e no caso dos cargueiros, é totalmente perceptível qual percurso essa grande embarcação irá fazer.

Veja a ilustração de como cruzar um canal a bordo do caiaque, clicando na imagem ao lado.

Seja visto pelas outras embarcações

– Vista roupas notáveis;
– Use fitas refletivas nas faces do remo;
– Mantenha seu apito acessível;
– A noite use uma luz estrobo branca durante o caminho;
– Pesquise os significados das bóias e marcações;
–  Aos mais experientes, monitore o canal 16 do Radio VHF.

Campanha da Marinha

Campanha da Marinha

Grandes barcos e iluminações

A iluminação é uma ferramenta importantíssima na navegação para se evitar colisões.

Claro que remadores não somos grandes navios nem veleiros, muito menos lanchas, porém é por isso mesmo que devemos conhecer as regras e segui-las ao pé da letra, porque o mais prejudicado em caso de colisão obviamente será o menor.

As luzes de sinalização noturna das embarcações, são: VERDE, VERMELHA e BRANCA.

Iluminação das embarcações: VERDE, VERMELHA e BRANCA.

Iluminação das embarcações: VERDE, VERMELHA e BRANCA.

– As coloridas ficam na proa da embarcação, a esquerda e direita para indicar a direção que estão seguindo. As brancas indicam motor ligado e popa da embarcação.

– Embarcação maior que 50 metros: As coloridas na proa e a branca na popa e mastro.

– Embarcação a vela movida a motor: luz branca no topo do mastro e luzes coloridas na proa dois lados.

– Embarcação movida a vela: luzes verde, vermelha e branca no mastro, luzes do convés apagadas.

Lendo a posição das luzes

Uma esquete da posição, direção das luzes e angulações serve para melhor entendimento, veja:

  • Luz verde é a direita/frente (proa) da embarcação
  • Luz vermelha é a esquerda/frente (proa) da embarcação
  • Luz branca no alto (mastro) e frente (proa) luz de motor ligado
  • Luz branca em baixo é atrás (popa) da embarcação

Imaginando situações (caiaque de frente para todas as situação)

  1. Se eu avistar luz verde, vermelha e branca (no alto, mastro) significa que o navio está vindo de encontro a mim.
  2. Se eu avistar luz branca baixa, significa que o navio está indo para longe de mim.
  3. Se eu avistar luz verde/branca, significa que o navio está cruzando para minha direita.
  4. Se eu avistar luz vermelha/branca, significa que o navio está cruzando para minha esquerda.


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Devido ao grande número de barcos na água, nós remadores devemos saber diversas “regras do caminho” quando estivermos compartilhando com outras embarcações, isso além de te colocar num outro patamar das pessoas na água, vai trazer consciência e segurança para você, seu grupo ou aqueles que possam vir aprender com você.

Fonte: Caiaque Oceânico Brasil, por Danilo Garcia