Em tempos difíceis onde a possível falta de água assusta a população, qualquer economia é bem vinda. Veja as dicas de como economizar água na hora de lavar seu caiaque ou canoa!
Para quem costuma remar no mar, após retirar sua embarcação da água, a sensação de sujeira impregnada no seu caiaque ou canoa talvez seja maior, pois no mar costuma ter além do sal da água, óleo e outros tipos de compostos ou fluídos que flutuam, como por exemplo espuma de poluição. Talvez para quem rema em rios, lagos ou lagoas, a maior dificuldade seja a questão de água barrenta.
Esses componentes presentes no mar aderem ao caiaque ou canoa de uma forma tão ruim que se não for rapidamente retirado com limpeza, pode até manchar a pintura do seu equipamento, onde somente conseguirá remover utilizando um processo de polimento, onde há necessidade de se lixar com lixa fina d’água e encerar com máquina de politriz.
Já passei por um caso onde uma borra de óleo grudou no meu surfski e não percebi. Costumo não lavar o meu Surfski, pois tenho aquela mentalidade de que se vou remar todo dia, ficar lavando com água doce todos os dias, gera um desperdício absurdo. Mas nesse caso específico, a borra de óleo manchou a pintura do caiaque e somente consegui remover com uma lavagem a seco.
A grande dica para economizar água na hora de limpar seu caiaque é a lavagem a “seco”. A lavagem a seco surgiu como uma alternativa para a lavagem tradicional, na qual a água é usada como meio de enxague e parte do processo. Os principais motivos que acarretaram o surgimento da lavagem a seco foram a constante necessidade de limpeza aliada ao rápido crescimento populacional e a estagnação dos recursos hídricos. A questão ambiental não foi o único fator importante para o surgimento destas novas tecnologias, visto que a conveniência e a praticidade têm importância relevante no crescimento deste conceito.
De maneira geral a lavagem a seco é uma aliada à preservação e bom uso dos recursos hídricos mundiais, considerando que apenas 3% da totalidade hídrica mundial é doce, e apenas 1% é acessível e potável. Os principais segmentos que utilizam lavagem a seco são os de limpeza de roupas e de veículos automotores, portanto veja como fazer essa lavagem a seco no seu caiaque ou canoa.
Você precisará nesse processo
- 1 borrifador com 500ml de água doce;
- 1 borrifador com cera líquida (vende em supermercado ou loja de autos);
- 3 panos de microfibra;
Como fazer o processo de limpeza a seco
- Primeiramente borrife a água doce para remover a água salgada ou barrenta;
- Limpe com um dos panos de microfibra para secar, ainda ficará um pouco úmido;
- Aplique a cera líquida, que retirará a sujeira, com o segundo borrifador no caiaque ou canoa;
- Com o segundo pano de microfibra faça a limpeza mais profunda, ficará úmido também;
- Após cerca de 3 a 5 minutos para o produto agir, com o terceiro pano, de preferência seco, faça o “polimento” final.
Realizar essa limpeza, além de deixar sua embarcação com aspecto mais bonito, pois estará encerada e brilhando, ajuda a economizar água, não degrada o meio ambiente e vai deixar a superfície do caiaque ou canoa com menos aderência de óleo ou até mesmo com menos resistência na água, ou seja, sua próxima remada poderá fluir melhor, pois a embarcação deslizará mais fácil.