Dupla brasileira masculina está na final do K2 200m no Aquece Rio


O dia foi de provas de caiaque masculino e feminino e canoa masculina

Começou nesta sexta-feira na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, o Aquece Rio International Canoe Sprint and Paracanoe Challenge. O destaque do dia foi para a dupla de Guaíba, Rio Grande do Sul, Edson Isaías da Silva (Edinho) e Hans Mallmann, que se classificou para a final principal do K2 200 metros. A dupla terminou a semifinal em terceiro, com o tempo de 35.488 – atrás das duplas da Hungria e França, que terminaram a prova em 33.500 e 33.540 respectivamente. Também houve eliminatórias de caiaque masculino e feminino e canoa masculina.

K2 Aquece Rio

“O resultado foi bom, a gente estava esperando isso, apesar de que a prova foi muito dura. Estamos muito felizes de conquistar essa vaga na final, tem atletas campeões olímpicos aqui então é um orgulho representar o Brasil e chegar à final”, declara Edinho, que teve a oportunidade de conhecer os ventos fortes da lagoa e respirar um pouco do clima do Rio 2016. “Agora o objetivo é tentar classificação no ano que vem nos Estados Unidos, no Pan-Americano, conseguir a vaga olímpica, aí sim poderemos dizer que estamos respirando os jogos olímpicos 2016”, afirma o atleta.

Eliminatórias

Celso Dias competiu no K1 1000 metros e terminou em quinto, com tempo de 4:15.966, 19 segundos atrás de Cyrille Carre, francês que terminou a prova em primeiro lugar. Ana Paula Vergutz ficou em quarto lugar no K1 500 metros, com tempo de 2:18.860, sete segundos atrás da vencedora, a sueca Sofia Paldanius. Ana Paula também competiu no K2 500 metros em dupla com Cinara Camargo Barbosa. A dupla terminou a prova na quinta colocação, quase 12 segundos atrás das vencedoras, as polonesas Marta Walczykiewicz e Beata Mikolajczyk.

O primeiro dia de provas também foi marcado pela desistência na participação das provas por parte da equipe masculina de canoa. Devido ao boicote, os brasileiros não devem competir em nenhuma prova da modalidade no Aquece Rio. Em breve a Confederação Brasileira de Canoagem emitirá nota em relação ao ocorrido.

Sábado

As provas continuam no sábado com finais e cerimônias de entrega de medalhas das modalidades canoa e caiaque e eliminatórias das provas de 1000 e de 200 metros. As provas começam às 9h e terminam às 14h.