Ecooutdoor fará lançamento da competição Tríplice Coroa


Tríplice Coroa será lançada durante a festa de confraternização da primeira etapa do Aloha Spirit em Ilhabela, neste sábado.

A festa será na Marina Porto Ilhabela, local onde Andrea Moller deu suas primeiras remadas e também a base da Paddle Club, que tem se mostrado um dos maiores celeiros de bons atletas. Na segunda feira dia 16, o site será lançado, já com todas as informações e disponibilidade de inscrição que estará aberta até o dia 15 de Abril.

artesite1

 

Esta primeira etapa seria inicialmente para as modalidades Va’a OC6 e V6, mas o grande número de atletas, principalmente do Surfski e Stand Up Paddle, que pediram este percurso para as suas modalidades, fez com que a organização decidisse abrir o campeonato Tríplice Coroa atendendo a estes pedidos.

A prova RIO 34.1 será para todas as categorias. Depois desta primeira prova a coisa vai tomar caminhos diferentes. A OC6 e V6 terão dois duros desafios pela frente. Primeiro a Va’a 360º que será a volta na Ilhabela com 100Km e depois a IRON VA’A que ainda está sendo desenhada e buscando locação.

Para as modalidades Stand Up Paddle, Surfski, OC1, V1 e OC2, o que já está pré confirmado é o W2 Downwind no dia 24 de Outubro em Búzios. A Ecooutdoor Sports Business que é a idealizadora e realizadora destas provas, está trabalhando com grande empenho para realizar uma etapa em Fortaleza. Mais uma prova de Downwind na “Meca” da modalidade.

Cada etapa, cada prova, revelará os seus campeões, mas será intitulado Campeão da Tríplice Coroa aquele que somar o maior número de pontos após as três etapas. Cada campeão em cada ano terão seu nome gravado em um troféu exclusivo que viajará para cada uma das etapas ano após ano.

As categorias já estão definidas, estas foram criadas inspirando-se em grandes provas internacionais. Um exemplo que já pode ser dado é o da modalidade Stand Up Paddle. Para a Tríplice Coroa serão as categorias STOCK ou UNLIMITED, no regulamento o atleta terá melhor compreensão sobre elas.

SEGURANÇA

A organização reafirma que não abrirá mão da segurança e por isso o equipamento SPOT, um localizador via satélite, será item obrigatório por canoa ou por atleta. Este equipamento permitirá que a organização tenha total controle sobe o posicionamento de cada competidor, além de o público poder acompanhar a prova na tela do computador.

Este equipamento também serve para pedir resgate pois possui um botão, que se acionado, levará a equipe de água diretamente à latitude e longitude do atleta garantindo um socorro rápido.

Esta medida já havia sido anunciada na edição do W2 Downwind 2014 e em um primeiro lançamento mais de 100 atletas já garantiram o seu. De acordo com o diretor de prova João Castro “o mais importante não é a quantidade de atletas, mas sim a segurança deles. Ter total controle sobre cada um é a única maneira que um organizador tem de afirmar que a segurança de uma prova oceânica como as que realizaremos, está de fato garantida”.

Por este motivo a Global Star, empresa que comercializa e gerencia o equipamento no Brasil, foi convidada a participar do Aloha Spirit Ilhabela, para que possa mostrar o equipamento e tirar qualquer dúvida do atleta antes da decisão de compra. Importante é que para canoas com mais de um remador, será exigido apenas um equipamento.

O atleta que não estiver com o equipamento terá que obrigatoriamente alugar um barco que o acompanhe em cada prova, a prova toda. Por ser no Rio de Janeiro a Ecooutdoor Sports Business está também trabalhando para que a cobertura de mídia esteja a altura desta grande prova.

A Tríplice Coroa foi criada para que seja o maior desafio em águas abertas no Brasil, explorando diferentes condições e paisagens, porém exigindo de cada equipe ou atleta o máximo em persistência, preparo físico e preparo psicológico, características necessárias para o sucesso neste tipo de prova.

Cada etapa não será uma tarefa fácil, mas realiza-las até o fim será algo para guardar com orgulho por toda a vida.