Em busca de medalhas para o Brasil, Reginaldo, Guilherme e Caio avançam no Mundial de Va’a


Três fortes canoístas da delegação brasileira no Campeonato Mundial de Va´a, que prossegue até domingo (dia 17), na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro, já têm vaga garantida nas semifinais e finais da competição.

imageO baiano Reginaldo William Birkbeck estará na água nesta sexta-feira (dia 15) em busca da classificação para a final no V1 open 500m masculino. Já os cariocas Caio Ribeiro e Guilherme Borragio, do parava´a, vão disputar as finais do V1 200m LTA, no sábado, e do V6 1000m mista, no domingo. Nesta quinta-feira (dia 14), segundo dia de competições, foram disputadas baterias eliminatórias das provas de V1 e V6, para atletas convencionais e paraolímpicos.

“Estou muito confiante na conquista de uma medalha. Respeito muito o Caio e o taitiano Patrick Virianu, meus principais adversários na disputa individual (V1). Vou dar o meu máximo e, se eles vacilarem, chego na frente”, avisa Guilherme, de 32 anos, amputado da perna devido a um atropelamento aos 18 anos. Bicampeão parapan-americano de vôlei sentado, Guilherme disputa o seu primeiro mundial de Va´a, modalidade que adotou há um ano e meio.

image

Caio Ribeiro, por sua vez, quer usar a experiência a seu favor. Campeão mundial de Va´a no Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, em 2013, na Alemanha, Caio, de 28 anos, acaba de retornar de Moscou, onde disputou novamente a competição, ficando em quinto lugar dessa vez. No Mundial de Va´a de 2012, em Calgary, no Canadá, Caio foi prata.

“Apesar de não ter ido bem no Mundial de Moscou, estou com a cabeça erguida e pronto para corrigir os erros que cometi naquela competição”, garante Caio, que nesta quarta-feira disputou provas de V1 e V6 com atletas convencionais.

Sobre o duelo com taitiano Patrick, a quem derrotou no Mundial da Alemanha, ano passado, Caio mostra tranquilidade. “Ele está dizendo que quer uma revanche, mas vou fazer o meu melhor “, diz.

Já Reginaldo Birkbeck, de 23 anos, diz que um bom resultado na semifinal desta sexta-feira vai depender do dia e das condições da prova. “Sou novo no esporte e vou em busca de uma medalha”, afirma o canoísta, que compete ao lado de sua mãe adotiva, a inglesa Victoria Birkbeck.

Outros atletas do Brasil já classificados que disputam suas semifinais nesta sexta-feira (dia 15) são Daiane Rossi, no V1 open 500m feminino; Cris Franco, no master V1 500m feminino; e Celso Ribeiro Filetti, no sênior master 500m masculino. O país também fará as finais por equipes de V6 open 500m feminino e masculino.

CINCO MEDALHAS PARA O BRASIL

Além do ouro no V12 sênior master masculino, o Brasil também brilhou na disputa por equipes de V12 500m open masculino. O país ficou com a medalha de prata, com o tempo de 2min07s68, na quarta-feira à tarde, primeiro dia de competições. O ouro ficou com a equipe do Taiti (2min04s17) e o bronze com a Nova Caledônia (2min07s97). Segundo um dos 12 competidores brasileiros, o santista Mário Cavaco, de 27 anos, faltaram alguns detalhes na troca de lado da remada para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

image

“Se essa troca da remada tivesse sido perfeita, poderíamos ter ficado com o ouro. A bateria foi bem disputada e qualquer meio segundo em uma prova de velocidade faz diferença. Perdemos para os caras que são os ícones de Va´a no mundo”, declarou Mário, que disputou seu primeiro mundial e integra a equipe Samu Team Brazil.

Os outros 11 competidores medalhistas de prata são Rafael Valentin, Dave Macknight, Alan Reynald, Vagner Riesco, Murilo Pinheiro, Vinícius Sanches, Luis Guida, Paulo dos Reis, Rogério Mendes, Sérgio Pietro e Cauê Serra.

O Brasil também conquistou a medalha de prata na categoria V12 Junior 16 500m masculino; e a de bronze no V12 master 500m masculino e feminino.

HAVAÍ E TAITI TÊM QUATRO MEDALHAS DE OURO

O time do Havaí, que veio ao Brasil com 93 atletas, e o do Taiti, com 75 competidores, já conquistaram, cada um, quatro das dez medalhas de ouro disputadas até o momento. Nova Caledônia, que tem 34 atletas e Brasil, com 262, têm uma de ouro.

TRANSMISSÃO AO VIVO – Realizado pela primeira vez na América do Sul, o Campeonato Mundial de Va´a do Rio terá transmissão ao vivo das finais de domingo (dia 17) pelo canal Sportv, das 10 às 12h. A transmissão vai iniciar com uma disputa de remo, reunindo clubes do Rio, nas provas de skiff feminino e Oito Com masculino. Na sequência, haverá as finais do Va´a.

Sobre o BNDES – Principal financiador de longo prazo da economia brasileira há 62 anos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. Também apoia investimentos em educação, saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano, Atua por meio de financiamento, participação em empresas e apoio não reembolsável a projetos sociais, culturais e tecnológicos. Patrocinador oficial da canoagem brasileira desde 2011, o Banco já desembolsou R$ 14 milhões para a modalidade, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Sobre a Unimed do Brasil – Fundada em 1975, a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas do Brasil – Unimed do Brasil é a maior cooperativa médica do mundo. Por meio de uma política comum, a Unimed do Brasil integra 360 cooperativas espalhadas em todo o país. Os princípios cooperativistas na valorização do trabalho médico fazem da Unimed a maior rede de assistência médica do país, com mais de 110 mil médicos cooperados ativos, que atendem mais de 19 milhões de clientes em 83% do território nacional.

Sobre a Seguros Unimed – A Seguros Unimed iniciou suas operações em 1989, com o objetivo de atender as demandas do Sistema Unimed, f​ormado por 360 cooperativas, 110 mil médicos cooperados e 19 milhões de clientes em todo o Brasil. A Seguros Unimed em números: 800 colaboradores; 25 Escritórios Regionais; 6 milhões de Clientes; R$ 1,5 bilhão de faturamento – crescimento de 27,2% em relação a 2012. A Seguros Unimed está entre as maiores do setor, sendo a 4ª em Saúde, 10ª em Vida, 16ª em Previdência Privada e 12ª em Odonto. Em 2013, iniciou suas atividades em seguros patrimoniais.

SERVIÇO
Campeonato Mundial de Va´a – Agenda
De 13 a 17 de agosto – disputas individuais (V1) e por equipes (V6 e e V12), a partir das 9h.
Local: Estádio de Remo da Lagoa (Avenida Borges de Medeiros, 1.424, Rio de Janeiro).
Entrada franca