Em prova técnica, que exigiu muito dos remadores, o santista Celso Filetti garantiu os títulos brasileiros de canoa havaiana nas categorias master e supermaster no 8º Aloha Hoe Peruíbe, na praia do Guaraú, junto à Estação Ecológica Juréia Itatins, no último sábado (8). De quebra, aos 50 anos de idade, ainda foi o sétimo colocado geral na open, confirmando porque é apontado como um dos melhores canoístas do País.
Na competição, com chancela da Confederação Brasileira de Canoagem, os atletas enfrentaram 18 quilômetros de remada, com trechos de rio e mar, tendo como grande desafio, passar a rebentação com ondas. “Foi muito técnico. Ondulações, ventos a favor, contra e laterais. Curvas em ilhas, vencer as ondas na largada e surfar na chegada. Foi lindo”, comemorou Filetti, que agora acumula oito títulos nacionais na modalidade.
Ainda na prova, a dupla santista Marcos Mendes e Jeferson Libório confirmou o favoritismo na categoria duplas. Na open, o campeão foi Murilo Pinheiro, de Cabo Frio. “A próxima grande disputa será a Rio Va’a, em dezembro, a prova que eu mais gosto”, complementou Celso Filetti sobre a disputa internacional no Rio de Janeiro.
Texto: FMA Notícias
Foto: Gilmar Domingos