Encerramento do Circuito de Oceânica foi marcado pela renovação e confraternização


Etapa fechou o Circuito no ano com chave de ouro para a Canoagem Oceânica

Em 2016 o Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica passou por cidades como Angra dos Reis, Brasília, Vitória e encerrou com a 4ª etapa do ano em Ilhabela, no último dia 12 de novembro.

O evento teve o excepcional patrocínio da Prefeitura Municipal de Ilhabela e contou com o apoio do Paddle Club,Marina Porto Ilhabela e Cadi. A organização ficou por conta da Supervisão da Canoagem Oceânica na CBCa – Confederação Brasileira de Canoagem.

Antes da largada da modalidade Oceânica, foi realizada uma prova curta para menores não confederados, servindo de incentivo para a renovação da modalidade. Crianças competiram na faixa etária de 10 a 13 anos, masculino e feminino, e masculinos acima de 14 anos.

No masculino 10 a 13 anos, Adriel Santos foi o grande vencedor, Luiz Eduardo ficou em 2º lugar e Matheus ficou em 3º lugar. No feminino Helena foi a grande campeã, seguida por Ana Beatriz, Daniela Alves e Vitória.

A categoria masculino acima de 14 anos, que contou com 9 atletas participantes, Luiz Fernando foi o grande campeão, Vagner Nascimento em 2º e Pedro Luiz em 3º lugar. Destacando a participação de todos os outros atletas participantes como Aelisson, Matheus Barbosa, Marconi Filho, Julio Grinet, Liedson Silva e Izak Oliveira.

Na modalidade principal, houveram 107 atletas inscritos para a etapa. A largada foi dada pontualmente às 14h conforme previsto no cronograma e as condições de mar fizeram toda a diferença na etapa.

O tempo era chuvoso e um swell que entrou durante a prova agitando o mar fazendo com que os atletas ao retornarem na bóia enfrentassem vagalhões de quase 2 metros de altura em mar aberto.

A disputa foi muito forte durante 1h10 até que a dupla Cláudio Zisgmond e Fernando Barbosa cruzaram a linha de chegada para se tornarem campeões brasileiros 2016. No individual masculino Luiz Wagner Pecoraro sagrou-se campeão da etapa e campeão brasileiro somando três 1º lugares de 4 etapas e no individual feminino Rayssa Correa Silva foi a grande campeã da etapa.

Após o termino da etapa, uma grande festa de confraternização e premiação ocorreu a noite para aos atletas e convidados, na Marina Porto Ilhabela, sede do Paddle Club Ilhabela. Todos entraram no clima da festa embalados pelo som da banda Mano Beethoven. Foi realizada a premiação da etapa e a premiação do Circuito 2016.

Os grandes destaques de 2016 foram os duplos Claudio Zisgmond e Fernando Barbosa, Luiz Wagner Pecoraro e Carmen Lucia da Silva, ambos subindo 3 vezes no 1º lugar do pódio durante o ano.

A dupla Hiel Gesã Peres de Queiroz e Humberto Nepomuceno Sant’Ana foram os grandes campeões na categoria duplo master, além de figurarem em 3º lugar no ranking geral da competição. Hiel Gesã atinge a marca pessoal de 13 vezes campeão brasileiro de canoagem.

As fotos do evento podem ser vistas no album do fotógrafo Ronald Kraag no Facebook através desse link.