Equipe feminina mescla força e charme no 13º VISA


Equipe ATR/OHANA DIVAS terá atletas de Santos e São José dos Campos

Formada recentemente, a ATR Ohana Divas é uma das equipes femininas garantidas no 13º Desafio Onbongo Volta à Ilha de Santo Amaro, neste sábado (12), na Baixada Santista, e que vão mesclar a força física com o charme natural de um grupo de mulheres juntas numa mesma sintonia. As “divas” competem animadas, sabendo que terão pela frente uma disputa dura, com nada menos que 75 km de remadas ininterruptas, entre mar e rio, conferindo à competição o título de mais longa regata do mundo na modalidade.

Das nove integrantes, cinco são de Santos e quatro de São José dos Campos. Apesar de não treinarem em mar, as quatro atletas do interior são orientadas por Rafael Leão, um dos maiores especialistas e vencedor nessa prova, junto com outro expert, Murilo Pinheiro, canoístas que fizeram parte do time recordista do percurso.

A mais experiente da equipe é Rayssa Corrêa, única que já participou de outras edições da Volta à Ilha de Santo Amaro, e que junto com Viviane Benzi são campeãs sul-americanas de OC2. Outros destaques são a capitã Thais Romiti e Fabiana Ferreira, responsáveis pelo leme, posição fundamental na canoa.

“Para algumas, será a primeira vez na disputa e um grande sonho, que une a parte física e psicológica”, comenta Fabiana. “A expectativa é grande. Serão cerca de oito horas remando. Não temos muita vivência com as trocas. Fizemos alguns treinos técnicos para aprimorar. A ideia é completar a prova, dar o nosso melhor, fazer o que amamos, em sintonia e no maior astral”, anuncia.

Experiente nas remadas, Fabi vem de esportes como rafting e corridas de aventura e sabe que o trabalho em equipe é fundamental para uma boa atuação. “É fascinante, um aprendizado, uma evolução”, argumenta a remadora, não descartando uma disputa acirrada na categoria.

“Mesmo sabendo que a outra equipe feminina é formada por remadoras mais experientes em provas longas, tudo pode acontecer. Sempre pensamos, a princípio, que o mais importante é participar e terminar a prova, porém aquela buzina na largada deve ter alguma energia do além (risos), pois a competitividade vem à tona. Vamos para competir forte, para curtir, para evoluir”, completa Fabi, que também terá na equipe as atletas Patrícia e Priscila, de Santos, Raquel, Daniela e Anna Carla, de São José dos Campos.

Largada

Com recorde de inscritos, a prova deste ano contará com 21 equipes. A largada será na Praia da Aparecida, em Santos, às 9h30. As canoas seguirão em direção às praias de Guarujá, costeando a Ilha de Santo Amaro até o Forte de Bertioga, nos primeiros 40 km de desafio. Depois, mudam totalmente de cenário, no Canal de Bertioga e o Porto de Santos, nos 35 km finais, para completar o percurso na mesma praia da Aparecida. “Teremos mais de 400 pessoas envolvidas na disputa, entre atletas, equipes de apoio e organização. Será um grande evento”, comemora o criador e organizador da disputa, Fábio Paiva.

O 13º Desafio Onbongo Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas tem os patrocínios de Caiaques Opium Hightec, Onbongo, Embraport e Farma Conde. Apoio: Semes (Promifae), Prefeitura Municipal de Santos, FMA Notícias, 98 FM, Vit Shop, Panificadora Rainha da Barra, Thiago Árias Personal Studio & Pilates, IDK – Instituto DAKPA, Capitania dos Portos, Praticagem e Corpo de Bombeiros. Organização da Canoa Brasil, com supervisão da Abracha – Associação Brasileira de Canoa Havaiana.