Equipe paralímpica da Grã-Bretanha no Brasil


Lagoa sem ondas e clima longe do frio europeu são mais do que benéficos para os ingleses que estão em Minas Gerais e aprovaram o primeiro contato

Por Daniel Ottoni do www.otempo.com.br

Muito mais do que fugir do frio – boa parte dos rios do país ainda estão congelados -, a delegação britânica de canoagem veio ao Brasil para mais um período de adaptação. A novidade desta vez é a presença dos atletas paralímpicos pela primeira vez em Belo Horizonte, enquanto os olímpicos estão em terras mineiras pela terceira vez. A presença deles acontece graças à parceria do Comitê Olímpico Britânico com o Minas Tênis Clube.

A estrutura do Minas Náutico, à beira da Lagoa dos Ingleses, é tudo que os europeus precisam neste momento. “O clima está muito favorável, assim como as condições da lagoa. A delegação paralímpica veio somente agora, pela primeira vez, por algumas razões. Não bastava acompanhar os outros atletas somente para estar aqui. Era preciso fazer isso no momento certo”, comenta o chefe da equipe Stephen Harris.

Ao todo, são nove atletas paralímpicos e três olímpicos, além da comissão técnica. Dos nove, apenas seis estarão no Rio de Janeiro para as Paralimpíadas. Um pré-olímpico acontecerá em meados de maio, na Alemanha, para definição do grupo que estará no Brasil em alguns meses.

Na sexta-feira, os ingleses parte para o Rio de Janeiro. Mas, nada de trabalho. O motivo será uma desejada e merecida folga durante três dias para que eles aproveitem e conheçam as belezas da Cidade Maravilhosa. “Queremos todos eles focados nas Olimpíadas. Desta forma, agora, eles poderão conhecem o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, as praias e outras coisas que o Rio oferece. Quando chegar o momento dos Jogos, pra valer, tudo isso já não será novidade para eles, que poderão estar concentrados somente em desempenhar seu melhor papel”, destaca Harris.

A equipe paralímpica da Grã Bretanha é uma das grandes favoritas dentro do Rio 2016. Atletas como Jeanette Chippington e Emma Wiggs são campeãs mundiais da sua categorias e chegarão no torneio como candidatas ao título.