SAMU Team Brazil é a atual penta campeã de Canoa Havaiana e precisa de apoio para compra de uma nova canoa e participar da tradicional prova de canoagem, a Liberty Challenge em NY
Em atividade desde 2010, a Samu possui conquistas expressivas tanto nacional como internacionalmente, tendo como seu principal objetivo divulgar o esporte no país, incentivando a prática tanto pela atividade física como pela difusão do cooperativismo e do espírito de equipe. Equipe essa formada pelos professores, atletas e grandes amigos: Alan Reynol, Rafael Leão, Sergio Prieto, Dave Macknigth, Murilo Pinheiro, Luiz GuidAnimal e Vinicius Sanches.
A Samu Team Brazil está invicta há 5 anos em provas nacionais conquistando o penta campeonato brasileiro, campeonato sul americano, terceira colocação no Liberty challenge Ny e vice campeonato mundial.
O objetivo no site O Pote são dois: Viabilizar os custos da compra de uma nova canoa, já que a canoa da equipe quebrou e também participar da prova Liberty Challenge NY.
A canoa Motu fez sua última travessia na duríssima prova da Volta à Ilha de Santo Amaro, no último dia de Fevereiro. Com essa canoa muitos se iniciaram no Va’a, outros tiveram a oportunidade de treinar e se aprimorar, e outros tantos, a facilidade de poder contar com ela em competições que a SAMU esteve presente. Ainda, serviu de amparo à tripulação no meio do oceano, quando Netuno resolveu mostrar sua força e cobrar seus costumeiros “pedágios”. Motu, “ilha”, cumpriu seu papel de batismo até o fim.
A SAMU precisa comprar uma nova Canoa de 6 remadores, conhecida no Brasil como OC6… Canoa fabricada pela Halau (Rio de janeiro). Com 14 metros de comprimento e 170 kg é uma embarcação feita para desbravar grandes mares, águas calmas e até mesmo lagoas! Canoa tradicional do povo polinésio tem sido muito usada no Brasil para busca de saúde, lazer e até mesmo competições.
Já a competição Liberty Challenge http://www.libertyoutrigger.org/ acontece desde 1997, em Manhattan NY crescendo de tal forma que se tornou uma das mais prestigiadas corridas de canoa no mundo. A corrida é única entre as regatas outrigger mundo por ser em um porto urbano movimentado.
Equipes de vários países viajam para Nova York para competir em suas águas cinéticas. A tripulação não só tem que medir as fortes correntes da maré com as mudanças dramáticas e repentinas, mas eles também devem negociar o grande número de balsas, navios de cruzeiro, barcos de passeio, barcaças, navios e embarcações de lazer que circulam pela New York Harbor, o East River e o Rio Hudson. Homens, mulheres e equipes de co-ed correm ao longo de um percurso desafiador e visualmente impressionante, que inclui marcos como a Estátua da Liberdade, Brooklyn Bridge e Ellis Island. A regata é composta por três corridas realizadas em baterias ao longo do dia. Os homens e as mulheres fazem um percurso de 15 milhas, enquanto a corrida mista tem um curso de 11 milhas.
Para a SAMU, a prova de NY é um tira teima. Em 2012 a equipe foi convidada por 2 amigos para fazer esta prova, mesmo sem a formação principal conseguiram um ótimo terceiro lugar. Agora a formação está completa, estão mais experientes e acreditam terminar a prova entre os melhores novamente.
Para ajudar a equipe SAMU a comprar a nova canoa e viajar para competir em NY, acesso o site O Pote aqui:
http://www.opote.com.br/samu-team-brazil-rumo-a-novos-desafios-pra-2015