Estádio de Canoagem Slalom começa a ser enchido


Volume total do complexo é de 25 milhões de litros de água, que serão distribuídos em sete ou oito dias

Começou nesta quinta-feira o enchimento do Estádio Olímpico de Canoagem Slalom, instalação do Parque Radical do Rio, em Deodoro, local que sediará competições da modalidade nos Jogos Olímpicos de 2016.

O volume total do complexo é de 25 milhões de litros de água – ou 25 mil metros cúbicos –, que são abastecidos pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do estado do Rio de Janeiro (Cedae). Diretor de Produção e Grande Operação da Cedae, Edes Fernandes de Oliveira explicou como funcionará o fornecimento ao estádio.

“É uma água limpa produzida na Estação de Tratamento de Água do Guandu (ETA Guandu). Passa por reservatórios, adutoras de grande diâmetro e, por sorte, temos uma adutora que passa próximo do parque olímpico. Tiramos dessa adutora uma derivação e fizemos uma instalação nova em uma tubulação de 20 cm de diâmetro, para que essa água chegue ao lago da canoagem slalom”, disse ao site oficial do Rio 2016.

De acordo com Edes Fernandes, o enchimento ocorrerá de maneira lenta para que o abastecimento da população, já que a ETA de Guandu atende 9 milhões de pessoas. A previsão é que o enchimento seja concluído em sete ou oito dias.