Atletas da modalidade de Paracanoagem de todo o Brasil terão mais competições nacionais a partir deste ano
Com organização da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e apoio do BNDES e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), será realizada a 1ª Etapa da Copa do Brasil de Paracanoagem, evento que acontece no dia 23 de março na Raia de Canoagem e Remo do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), em São Paulo, capital.
O campeonato será divido em três etapas que ocorrerão durante o ano, sendo esta a primeira. Segundo Leonardo Maiola, supervisor do Comitê de Paracanoagem da CBCa, cerca de 40 atletas de vários estados do país participarão da competição, entre eles o atual campeão mundial, Fernando Fernandes. Serão 30 provas entre exibições, eliminatórias e finais, dividias por embarcações: K1, K2 e V1; distâncias: 200m e 500m; Masculino e Feminino; e Categorias: LTA, TA e A.
De acordo com Maiola, o objetivo da Copa do Brasil é manter os paratletas que ainda não tem nível internacional sempre em atividade durante o ano para elevar o nível competitivo da modalidade no país. “A única competição nacional de Paracanoagem que tínhamos no Brasil até o ano passado era o Campeonato Brasileiro, e isso é ruim para os atletas que não tem nível internacional, que treinavam durante todo o ano para disputar apenas um campeonato, se por acaso se machucassem não competiam em nenhum. Agora com as etapas da Copa do Brasil poderemos avaliar melhor os atletas que temos no país, além de mantê-los sempre em atividade e em um nível competitivo”, explica.
Conforme o Plano de Trabalho de Paracanoagem 2014, a Copa do Brasil será seletiva para a definição da Equipe Permanente de Paracanoagem e Convocação para os Campeonatos Pan-Americano e Mundial de Canoagem.
Segundo Maiola, após a competição será feito um Ranking baseado nos resultados dos atletas. “Ao longo do ano, com as outras etapas da Copa e o Campeonato Brasileiro, os resultados vão se somando e determinando a posição do atleta no Ranking, sendo que os resultado na maior competição nacional tem mais peso do que os das três etapas da Copa do Brasil”, conta.
Maiola acredita que a competição irá mudar o foco da modalidade no Brasil.”O sentimento de organizar a Copa do Brasil de Paracanoagem é de muito trabalho, por promover uma mudança no calendário e no sistema que já vinha sendo muito rotineiro, de apenas uma prova por ano. Espero sair com o sentimento de dever cumprido por possibilitar novas disputas e novos objetivos para cada atleta da Paracanoagem”, conta.
As inscrições se encerram no dia 18 de março, no dia 22 ocorrerá a Classificação Funcional dos atletas, os treinamentos na raia e a reunião entre os chefes de cada equipe. No dia 23 começarão as provas. Serão premiados os atletas primeiros, segundos e terceiros colocados nas respectivas categorias. A premiação por equipe será realizada após a soma das 3 etapas da Copa do Brasil. A segunda etapa acontece em junho e a terceira em novembro.
Mais informações sobre o evento no link: http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/726
Fonte: CBCa