Evento no município do Norte Pioneiro Paranaense contará com 224 embarcações nas águas do Rio das Cinzas
Tomazina, localizado no Norte Pioneiro do Estado do Paraná, está agitada nesses últimos dias com a presença de mais de 100 atletas representando oito associações esportivas de várias partes do Brasil. A 1ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom também é válida como Seletiva 2014, processo interrompido em março passado por causa da cheia do Rio das Cinzas. De volta ao local canoístas de todo o Brasil irão competir em 230 metros do leito natural do Rio, que conta com boas corredeiras propícias para a prática deste esporte. “Somos agraciados por Deus por termos essas belezas naturais. Ficamos muito felizes de poder fornecer tudo isso para os atletas, estamos empenhados para realizar um excelente evento, que firma ainda mais esta nova parceria entre a prefeitura de Tomazina e a CBCa”, afirma o Prefeito Municipal Guilherme Cury Saliba Costa.
Os critérios para a Seletiva, assim como os resultados obtidos na primeira competição, se somarão às duas próximas provas que serão realizadas. Os canoístas que conseguirem os melhores resultados terão a oportunidade de competir nos próximos 13 eventos internacionais. De acordo com Guille Diez-Canedo, assistente técnico da Equipe Permanente Brasileira “a seletiva está provando ser cada vez mais difícil. No K1, por exemplo, a briga pelas três únicas vagas é bem grande, com oito barcos brigando por elas. Nas outras a concorrência está subindo aos poucos, sendo que o C1 também está forte”, comenta.
Além disso, a 1ª Etapa da Copa Brasil contará pontos para o ranking nacional que é formado pelas quatro etapas da competição mais o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom.
Preparação para 2015
No próximo ano o Brasil sediará o Campeonato Mundial Junior & Sub 23 de Canoagem Slalom, evento que será realizado no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, Paraná. Ano que vem irão participar atletas nascidos entre os anos de 1997 e 2000 para a categoria “Junior” e os nascidos entre 1992 a 1996 para a categoria “Sub-23”. Neste ano o Brasil fez um bom resultado na competição que aconteceu na Austrália, onde participou com 16 jovens atletas. A canoísta Ana Sátila entrou para a história do esporte conquistando uma medalha de ouro no K1 Feminino Junior, além de ter ficado em quarto lugar no C1 Feminino Junior.
Além do desempenho de Sátila, o país conseguiu o quinto lugar no C2 Masculino Sub-23 com a dupla Charles Corrêa e Anderson Oliveira. Pelo K1 Masculino Sub-23 o atleta Pedro Henrique Gonçalves ficou em nono. Já no C2 Masculino Júnior duas duplas de Foz do Iguaçu que são estreantes em Mundiais conseguiram chegar à final: Maicon Borba e Carlos Eduardo ficaram em sétimo lugar. Outra dupla formada pelos gêmeos Wallan e Welton de Carvalho conquistou a nona posição.
Existe uma preparação que iniciou em 2012 com a formação de atletas e a constituição do Projeto da Equipe Permanente que surgiu graças a parceria da Confederação Brasileira de Canoagem Slalom (CBCa) e a Federação Paranaense de Canoagem (FEPACAN) e que conta com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e apoios do Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Confira os atletas inscritos:
http://www.canoagem.org.br/evento/inscricoesprevias/eventos_id/757
Conheça o município de Tomazina:
http://www.tomazina.pr.gov.br
Fonte: CBCa