Evaldo Malato fala sobre desenvolvimento da Canoagem Tradicional


Durante o Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, Malato conta as novidades no norte do país para 2015

unnamed (13)A Canoagem Tradicional marcou presença no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, neste final de semana, com a presença de Evaldo Malato, presidente da Federação de Canoagem do Pará e supervisor do Comitê de Canoagem Tradicional na Confederação Brasileira de Canoagem. O desenvolvimento desta modalidade conta atualmente com 11 núcleos de iniciação, fato que anteriormente tinha um número bem mais reduzido.

Malato comentou sobre as novidades na modalidade para o ano de 2015. “Estamos buscando incluir a modalidade da Canoagem Tradicional nas escolas ribeirinhas. Será uma forma de revelar novos talentos, visto que a Canoagem Tradicional já é algo utilizado por quase todos na região há centenas de anos e assim possui um grande potencial esportivo a ser descoberto” declara Evaldo.

Esta modalidade também contará em 2015 com os Jogos Indígenas Mundiais a ser realizado no mês de setembro, em Palmas, no Tocantins. Malato ainda revela que será uma ótima oportunidade de expor ainda mais a Canoagem Tradicional em evidência e buscar apoiadores que acreditem no desenvolvimento esportivo no esporte no Norte do Brasil.

Os Jogos Indígenas do Pará, que aconteceram no mês passado, reuniram na região mais de 600 índios de quinze etnias indígenas. As provas da canoagem foram realizadas no sexto dia de evento no rio Cajutuba, em Marapanim. O grande número de participantes é um motivo a mais de incentivo para futuras participações nas provas de Canoagem Velocidade, onde a forma das remadas se assemelham consideravelmente.