Pela primeira vez no Brasil, 4 atletas com Tetraplegia remarão e competirão entre si, criando assim a primeira categoria de “Tetracanoagem” da história.
O evento será no domingo, 08/03 às 11h40, na Raia da USP, São Paulo e nessa sexta-feira, às 9h, o canal SPORTV (Canal 39 da Net), apresentará uma matéria que Felipe Pacheco gravou junto com Fernando Fernandes explicando esta nova categoria.
Há 3 anos, quando Felipe Pacheco começou acompanhar a trajetória de Fernando Fernandes na canoagem, resolveu encontrar Fernando para também poder praticar. Fernando ajudou indicando o caiaque ideal, e Felipe foi se adaptando à paracanoagem. Porém só a prática no dia-a-dia não o satisfazia, foi então que resolveu se inscrever no primeiro campeonato brasileiro de paracanoagem.
Após acabar a competição, Felipe percebeu que seria impossível ganhar alguma prova, pois por ter uma lesão cervical, não possui apreensão das mãos, ou seja, necessita do uso de luvas para segurar o remo, e também não tem o controle do tronco, tendo que usar flutuadores acoplados ao caiaque.
Mas isso só serviu de estimulo para ter mais vontade de competir e evoluir sua restrição. Pediu ajuda para Fernando e logo começou a publicar fotos e vídeos nas redes sociais. Com isso conseguiu ajudar mais três atletas, mostrando a importância da canoagem na vida de um cadeirante.
Esses atletas são Marcelo Carmessano de Minas Gerais, Michel Galo de Pirajú/SP e Douglas Rodrigues de Santa Catarina. Com todos esses atletas motivados e empenhados, conseguiram com a ajuda do Fernando, chamar a atenção da Confederação Brasileira de Canoagem, e neste final de semana, na Raia da USP, acontecerá a 1ª Etapa da Copa Brasil de Paracanoagem e no segundo dia do evento, domingo 08/03 às 11h40, será a grande exibição da categoria de tetraplégicos.
Mais informações sobre o evento
http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/826
Serviço
Data: 06 a 08 de março de 2015
Local: Centro de Práticas Esportivas da USP.
Endereço: Avenida Professor Melo Morais, S/N – Cidade Universitária – USP – São Paulo.
Organização: Confederação Brasileira de Canoagem
Apoiadores: Comitê Paralímpico Brasileiro, BNDES, CEPEUSP