A evolução do Va’a brasileiro promete grandes feitos no Mundial


O ano de 2013 terminou com um total de 196 canoístas da modalidade de Va’a cadastrados na Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). O número mostra que o esporte vem se expandindo e se consolidando no litoral brasileiro como um esporte de grande confraternização entre as pessoas, principalmente nos estados do Sudeste do país onde a modalidade já se consolidou e é muito praticada. Hoje também já podemos ver o nascimento de núcleos da modalidade, inclusive nos estados da Bahia e Alagoas que até pouco tempo não contavam com a prática do Va’a.

Contudo, a grande expectativa em relação ao Va’a desde que chegou no Brasil poucos anos atrás será agora neste ano com a realização do Campeonato Mundial de Va’a 2014, evento que reunirá em agosto no Rio de Janeiro os melhores canoístas do mundo da modalidade.

O presidente da Federação Internacional de Va’a, Charles Villierme, explicou que todo o esforço da Confederação Brasileira de Canoagem facilita ainda mais a disseminação da prática não somente no Brasil, mas em toda América do Sul e América Central.

“A escolha do Rio para sediar o Mundial reunirá a grande família do Va’a agrupando diferentes culturas como as da Polinésias, da Oceania, das Américas e Europa. E porque não dizer também da Ásia e da África”, comemorou Villierme.

unnamed

A escolha dos atletas brasileiros para o Campeonato Mundial ocorreu na Seletiva Nacional que contou com a participação de quase 400 atletas e que corrobora com o crescimento do esporte no país. O aumento do interesse por parte das pessoas na modalidade também é comemorada pelos praticantes e incentivadores. Segundo Manuel Gil Rey Rojo, Supervisor de Va’a na CBCa, esse sucesso da seletiva é extremamente promissor para investimentos e para a chegada de apoiadores esportivos.

“Estes esportes praticados no mar deverão ter seus campeonatos mais fomentados e visíveis daqui para frente. Logo teremos também os Jogos Mundiais de Praia, onde o Va’a, a Canoagem Oceânica e SUP serão as modalidades mais nobres da competição. No Mundial de Va’a nosso objetivo além de conquistar medalhas, é claro, é promover ainda mais a diversificação de atletas, característica essencial para o legado do esporte”, ressaltou.

Espírito confraternizador

O espírito de confraternização é algo sempre buscado em todos os esportes, e na Canoagem não seria diferente. Leonardo Maiola, supervisor de Paracanoagem da Confederação Sul-americana de Canoagem (CoSurCa) e da CBCa, revela que “uma das características do esporte é que por meio dele muitas pessoas se incluem na sociedade, e isto é evidenciado pois não existe apenas a inserção do atleta. Existe uma inclusão propriamente dita, onde o esforço, cooperação e trabalho em equipe são essenciais para uma boa performance nos Campeonatos”.

Bolsa-Atleta

A modalidade do Va’a contempla, assim como outras modalidades da Canoagem recursos do Programa Bolsa-Atleta fomentado pelo Ministério do Esporte. No ano de 2011 eram 13 atletas contemplados. Hoje a geração 2013/2014 atingiu a marca recorde de 48 atletas. O incentivo por parte do Governo Federal é essencial para que o estímulo na modalidade siga em constante crescimento.

Outro ponto de suma importância para o crescimento da modalidade foi o início da parceria entre a Federação Internacional de Va’a e a Federação Internacional de Canoagem que abriu ainda mais portas para o esporte que será representado pelas disputas de V1 da Paracanoagem nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

O cenário competitivo nacional da modalidade vem buscando se aprimorar a cada dia. Nos últimos três anos o número de provas anuais dobrou e promete seguir seu crescimento para os próximos anos.

Va’a no Brasil e expectativa de mais crescimento

A história do Va´a no Brasil começou em setembro de 1994, quando o brasileiro Ronald Williams, então de férias no Brasil após competir na Califórnia, iniciou seus primeiros contatos no intuito de trazer o Va´a, ou canoagem polinésia, para o país. O primeiro clube de Va’a do Brasil foi criado em 1999 sendo ele o Rio Va’a Club. Neste período, devido a esse idealizadores e incentivador, o esporte se difundiu e teve grande crescimento no litoral brasileiro como uma modalidade com forte caráter confraternizador e de lazer esportivo.

Porém a primeira competição da modalidade, chancelada pela Confederação Brasileira de Canoagem, aconteceu no ano de 2007, em conjunto com os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.

De lá pra cá há um crescimento gradativo anual da modalidade no Brasil. O ano de 2013 terminou com um total de 196 atletas devidamente cadastrados e o esporte vem se expandindo e ganhando núcleos para treinamento. Alguns resultados de canoístas brasileiros também podem ser destacados, como por exemplo, no Campeonato Mundial de Va’a Velocidade em 2012 com o ouro de Tamara Oliveira da Silva no V1 500m Feminino Paracanoagem. No mesmo Mundial ainda tiveram as medalhas de ouro de Luciano da Silva Meirelles no V1 500m Masculino Paracanoagem TA, bem como a prata de Caio Ribeiro de Carvalho no V1 500m Masculino Paracanoagem LTA.

O Campeonato Sul-Americano de Lima no Peru também trouxe destaque para canoístas brasileiros, o que só confirma a boa fase na modalidade. Estes resultados dão ainda mais esperanças de um bom desempenho no Mundial de Va’a que segue no mês de agosto.

Nicolas Bourlon, incentivador do Va’a no Brasil e 5º Vice Presidente da Federação Internacional de Va’a (encarregado da América do Sul), comenta que o Mundial elevará ainda mais o nível do esporte, tornando-o uma referência de maior destaque no desenvolvimento do Va’a na América do Sul.

Segundo João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, a expectativa é que o Mundial de Va’a no Rio de Janeiro seja um grande marco da modalidade na América do Sul e importante para disseminar ainda mais no continente este esporte que segue em constante crescimento.

“O Va’a, até mesmo por seu caráter agregador e confraternizador, é uma das modalidades não-olímpicas da Canoagem Brasileira que mais cresceu nos últimos anos. Esperamos que o Mundial no Rio seja um grande sucesso e convidamos a todos que prestigiem e se contagiem com o Va’a”, finalizou.

Serviço

Evento: Campeonato Mundial de Va’a Velocidade
Quando: 12/08/2014 – 17/08/2014
Onde: Rio de Janeiro (RJ)
Mais informações: http://www.vaario2014.com

Fonte: CBCa