Expedição Rio Amazonas 2017 – Serão aproximadamente 1000 km em 11 dias.
Desde que foi explorado pelo conquistador espanhol Francisco Orellana, há quase 500 anos atrás, o rio Amazonas vem fascinando gerações de viajantes, exploradores e aventureiros através dos séculos por toda sua grandiosidade. Pessoas de diferentes nacionalidades, diferentes épocas e culturas se rendem ao maior rio do mundo.
Da cordilheira do Andes, no Peru, onde o rio nasce, até chegar ao mar, no Brasil, são impressionantes 6.900 quilômetros de água.
Agendada para 11 de julho de 2017, a expedição em canoas Va’a percorrerá o Rio Amazonas entre as cidades de Santarém no oeste do estado do Pará e a capital, Belém. A descida vai contar com duas canoas OC6 e um barco de apoio onde os remadores farão as refeições e pernoite.
Neste ano um grupo de remadores serão pioneiros em juntar a cultura marítima polinésia e empregá-la ao contexto fluvial ribeirinho para descer o rio Amazonas em sua porção da Amazônia Oriental, de Santarém a Belém, em canoas Va’a!
A expedição é organizada por Igor Vianna, canoísta de 30 anos, que há pelo menos 10 vem acumulando experiência nos rios da Amazônia. Em 2013 Igor realizou sua primeira descida no Amazonas, em um caiaque oceânico, mas antes disso já oferecia apoio a integrantes de outras expedições internacionais interessados em desbravar o gigantesco Amazonas.
“Eu preciso voltar! A experiência de descer o Amazonas é tão intensa que a gente deixa uma parte nossa no rio. Eu não estou voltando para buscar essa parte, só estou voltando para visitar! Nesse ano quero voltar com um pouco mais de amigos, quero muito que eles também tenham essa experiência”, explica ele, para depois revelar uma porção sentimental da Aventura. “Santarém foi a cidade onde meu pai nasceu e veio a Belém para trabalhar e estudar. Nesse ano, em que ele vai completar 60 anos, ele fará novamente o mesmo caminho, mas dessa vez remando!”
A descida inicia no dia 11 de julho, em Santarém e está programada para durar 10 dias até Belém. Os remadores vão contar com um barco de apoio para realizar as refeições e pernoite em redes, no estilo dos viajantes do Amazonas.
As vagas são limitadas. Atualmente a expedição já conta com participantes da região Norte, Centro-Oeste e Sudeste. A expectativa é ter todas as regiões do Brasil representadas nessa aventura.
Quer participar? Entre em contato: canoapaidegua@gmail.com