Férias sem frustrações estão chegando na Royal Caribbean


Embarcar nos navios mais rápido do que nunca, sem a necessidade de formar filas no check-in, graças à tecnologia de reconhecimento facial que sabe quem são na chegada.

Por Engaje! Comunicação

A Royal Caribbean Cruises Ltd. está implantando uma onda inédita de inovações digitais que atingem cada aspecto de seus negócios, elaborando o mapa de um mundo no qual frustrações com viagens não existem mais, eliminadas por uma tecnologia que está transformando os navios de cruzeiro de proa a popa.

Visível para os consumidores através de um aplicativo poderoso que cobrirá a frota de 48 navios da empresa nos próximos dois anos, o mar de inovações também acabará com as filas de check-in nos portos, equipará tripulantes para se antecipar às necessidades dos passageiros e permitirá que navios gigantes de cruzeiro naveguem pelas águas com uma cortina de ar que economiza combustível.

“O ritmo das mudanças é incansável – como nós”, afirma Richard D. Fain, chairman e CEO da RCL. “Estamos reunindo diversas tecnologias para aprimorar cada faceta de nossos negócios, cada minuto das férias de nossos passageiros e cada centímetro dos navios que construímos”.

Jay Schneider, vice-presidente sênior da RCL, diz que um foco da iniciativa corporativa de inovação da RCL é em zerar o desperdício de esforço e energia. “Encontramos maneiras de eliminar o atrito e a frustração, dando aos passageiros mais tempo para formar as lembranças que tornam as férias especiais”, comenta Schneider. Por exemplo, os passageiros poderão:

Embarcar nos navios mais rápido do que nunca, sem a necessidade de formar filas no check-in, graças à tecnologia de reconhecimento facial que sabe quem são na chegada.

Contratar excursões em terra, pedir bebidas e fazer reservas para jantar sem sair da espreguiçadeira à beira da piscina, graças a um aplicativo intuitivo em um dispositivo que a maioria deles tem – um smartphone.

Vivenciar experiências em realidade virtual e aumentada que transformam os espaços dos navios em ambientes virtuais e jogos interativos, nos quais o teto da cabine pode ser substituído por um céu estrelado, as paredes de um restaurante podem se transformar nos sons e cheiros de um café ao ar livre e sinais digitais desafiam para uma partida de fliperama.

“Os consumidores agora compram experiências, não coisas”, afirma Fain, “então estamos criando formas para que montem férias ricas em momentos memoráveis feitos sob encomenda, dando até recomendações baseadas no que gostaram ou compartilharam conosco sobre suas preferências. Com nosso mantra de aprimoramento contínuo, nossa estratégia é melhorar constantemente a experiência dos passageiros nas frotas de todas as nossas marcas”.

A transformação tecnológica também abrange áreas além da experiência dos passageiros, incluindo inovações para tornar os navios mais eficientes energeticamente, melhorar sua gestão e colocar mais conectividade nas mãos dos tripulantes do que nunca.

O evento Sea Beyond para convidados da RCL – realizado no local de um estaleiro histórico no Brooklyn Navy Yard e exclusivamente patrocinado pela empresa EY – oferece mais de3.400 metrosquadradosde exemplos práticos de como a tecnologia digital está levando a mudança para toda a frota da companhia, cujas marcas incluem as líderes de segmento Royal Caribbean International, Celebrity Cruises e Azamara Club Cruises.

“A EY tem o orgulho de ser a patrocinadora exclusiva do Sea Beyond. Entendemos o forte impacto e as experiências positivas que a transformação digital pode criar”, afirma Bob Patton, vice-presidente de Contas para as Américas. “Trabalhar em conjunto com a equipe da Royal Caribbean tem sido uma experiência verdadeiramente incrível”, continua. “Somos parceiros há mais de uma década e estamos empolgados em continuar colaborando para estar na vanguarda da arena da inovação digital”.

Para os passageiros: menos atrito e mais tempo para criar lembranças

“Nossa visão é tornar a experiência do passageiro personalizada, divertida e sem inconvenientes”, diz Schneider.

Um foco específico é a remoção de momentos que roubam o tempo da experiência no cruzeiro. “O tempo gasto em filas – esperando por seu prato, por suas bagagens, por uma mesa ou pela reserva de uma excursão – é um tempo a menos para seu descanso”, compara Schneider. Para devolver esse tempo aos passageiros, a empresa está combinando tecnologias que vão do reconhecimento facial à etiquetagem RFID, mapeamento por GPS e feixes habilitados com Bluetooth para uniformizar o embarque, gerenciar os check-ins automaticamente e melhorar a busca de caminhos.

Muitas dessas mesmas tecnologias estão sendo implantadas para colocar o poder de controlar as férias em suas mãos, afirma Schneider. “Nosso novo aplicativo fará com que agendar e planejar suas férias em cruzeiro do conforto de sua casa ou com um agente de viagens seja mais simples do que nunca. A bordo, você poderá percorrer nossos navios com mapas e guias interativos, explorar a embarcação com recursos legais como visão de raio-X, ou pedir bebidas que podem ser levadas aonde você estiver no navio”. Em conjunto com a próxima geração das pulseiras WOW da companhia, o aplicativo também abrirá as portas e permitirá que os passageiros controlem a iluminação e a temperatura das cabines.

Uma versão inicial do aplicativo para passageiros de cruzeiros já está disponível em algumas embarcações da frota da RCL. Schneider diz que a empresa continuará refinando o aplicativo, adicionando novos recursos e capacidades específicos aos navios com cada versão subsequente. “Nosso objetivo é ter o aplicativo habilitado em cerca de 15 por cento de nossa frota até o final deste ano e mais que duplicar essa porcentagem até o final de2018”, explica Schneider.

Outras inovações exibidas no Sea Beyond estão na fase de “carro-conceito”, diz o executivo. “Quem for ao Sea Beyond poderá ver o que acontece quando deixamos nossa imaginação correr solta. Pense em experimentar uma sobremesa exótica na qual, a cada mordida, todo o ambiente muda – pelo menos virtualmente, ou imagine uma cabine na qual você controla não apenas a iluminação e a temperatura, mas também pode mudar a paisagem de uma noite estrelada para uma floresta tropical ou casa na ilha, simplesmente apertando um botão”.

Para a tripulação: melhor interação com passageiros e com a família

As inovações que enriquecerão as experiências dos passageiros também serão complementadas com um conjunto de ferramentas para os tripulantes. Por exemplo, as ofertas habilitadas pelo aplicativo para os passageiros serão espelhadas no lado da tripulação por aplicativos móveis que ajudam a equipe a fazer check-in do passageiro, preencher a papelada necessária, rastrear a entrega das malas nas cabines e interagir com os passageiros e se antecipar a suas necessidades durante toda a viagem.

Além disso, os tripulantes terão acesso a meios mais fáceis de controlar as próprias agendas, manter-se conectados com a família e amigos enquanto estão a bordo com a RCL durante os períodos fora de contrato.

“Periodicamente recebemos uma pontuação de satisfação dos passageiros líder no setor – o que é, antes de mais nada, um tributo ao trabalho excepcional realizado diariamente por nossas equipes”, afirma Fain. “Para continuar melhorando, colocaremos mais capacidade de encantar e surpreender os passageiros nas mãos de nossos tripulantes, mesmo quando os ajudamos a lidar melhor com os desafios especiais de estar longe de casa e da família”.

Para a frota da RCL: navios mais inteligentes e seguros e menor pegada ambiental

Inovações voltadas a aprimorar a gestão geral dos navios e melhorar a eficiência energética também serão exibidas no Sea Beyond.

Por exemplo, futuros centros de comando utilizarão realidade aumentada para ajudar na navegação e manobra. “Pense nisso como habilitar o equivalente náutico a voar por instrumentos”, compara Fain. “Nossas embarcações sempre operam com sensibilidade aguda às limitações que a meteorologia pode impor, mas ter novos meios de mitigar os impactos do clima sobre chegadas e partidas nos ajuda a manter os compromissos de cronograma e itinerário que são importantes para nossos passageiros”, acrescenta.

Além disso, em uma aplicação relativa a segurança das mesmas tecnologias que ajudarão garçons a levar bebidas aos passageiros em qualquer lugar a bordo, a tecnologia de ponte de próxima geração permitirá que os tripulantes rastreiem os passageiros no caminho até os pontos de encontro para garantir que todos sejam contabilizados e localizar quem se perdeu.

A RCL também está inovando para reduzir o consumo de combustível em toda a sua frota, o que não apenas reduz os custos operacionais, mas também diminui as emissões das chaminés que fazem parte da pegada ambiental de cruzeiros. Historicamente, cada nova classe de navio da companhia é muito mais eficiente energeticamente do que suas antecessoras, pois novos aparelhos de alta eficiência, tratamentos de janelas e melhores tecnologias de iluminação, aquecimento e resfriamento ajudam a diminuir as necessidades energéticas. A RCL continua evoluindo os designs de cascos para reduzir o arraste, uma evolução mais evidente nos “bulbos” agora comuns em navios de cruzeiro. Além disso, é pioneira no uso de um sistema de lubrificação a ar que reveste os cascos de seus navios com milhões de bolhas microscópicas de ar para reduzir ainda mais a resistência e o arraste. Em usos iniciais, essa lubrificação diminuiu o consumo de combustível em alta velocidade em sete a oito por cento.

Iniciativas para utilizar fontes de energia alternativa complementam os esforços de conservação de energia da RCL. Alguns navios já estão equipados com painéis solares que geram energia suficiente para algumas necessidades a bordo. No Sea Beyond, a companhia fará uma prévia do uso de células de combustível para geração de energia. O uso de células de combustível pode fundamentalmente mudar o design do navio ao distribuir fontes de energia por toda a embarcação. Ademais, a adoção de células de combustível também significaria produzir menos energia a partir de geradores a diesel, reduzindo as pegadas ambientais dos navios. A companhia planeja experimentar com essas células nos navios atuais, de olho em seu amplo uso e no de propulsão por gás liquefeito natural (GLN) na futura classe Icon. “Estamos totalmente adotando a expectativa de que conduziremos um negócio ambientalmente sustentável”, afirma Fain. “Testar novas formas de mover nossos navios faz parte de nosso amplo compromisso em sermos uma líder ambientalmente responsável”.

Sea Beyond define a rota

“Todo ano, milhões de passageiros confiam a nós algo muito precioso: suas férias”, diz o executivo. “Para fazer jus a essa confiança, trabalhamos para superar suas expectativas a cada oportunidade, do planejamento da viagem ao embarque em nossos navios, nos dias no mar ou de excursões em terra, em cada local de refeição, recreação e entretenimento. O Sea Beyond é uma prévia de como estamos dando vida a essas aspirações em uma transformação de toda a nossa empresa de proa a popa, junto com a criação de um novo mundo sobre as águas”.

Sobre a Royal Caribbean Cruises Ltd.

A Royal Caribbean Cruises Ltd. (NYSE: RCL) é uma companhia global de cruzeiros de férias que conta com e opera três marcas: Royal Caribbean International, Celebrity Cruises e Azamara Club Cruises. Somos uma joint venture da qual a marca alemã TUI Cruises detém 50 por cento, a espanhola Pullmantur é dona de 49 por cento, e a chinesa SkySea Cruises é acionista minoritária. Juntas, essas marcas operam um total combinado de 48 navios, com outros 12 encomendados, em diversos itinerários em todo o mundo que atendem a cerca de 535 destinos nos sete continentes. Para mais informações, visite o site www.rclcorporate.com.

Sobre a R11 Travel

A R11 Travel é a distribuidora exclusiva dos cruzeiros Royal Caribbean International, Celebrity Cruises, Azamara Club Cruises e Pullmantur no Brasil e também gerencia os International Representatives do grupo Royal Caribbean nos países da América Latina e Caribe.

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