Figueroa Conceição é convocado para o Centro de Treinamento de Curitiba


Revelador de Isaquias Queiroz assume o cargo de técnico de canoa das categorias Júnior, Sub-23 e Canoa Sênior Feminina e visa bons resultados

unnamed (5)Atual presidente da Federação Baiana de Canoagem e técnico que revelou o bicampeão mundial Isaquias Queiroz, o baiano Figueroa Conceição Souza foi convocado pela Confederação Brasileira de Canoagem para assumir o cargo de técnico de canoa das categorias Junior, Sub-23 e Sênior Feminino. Figo, como é mais conhecido entre os amigos da canoagem, começou a praticar o esporte com 11 anos de idade na cidade Ubaitaba (BA) com o professor Jefferson Lacerda, canoísta brasileiro presente nos Jogos Olímpicos Barcelona 92. “No começo eram quatro caiaques para 40 canoas. Eu tinha como ídolo meu treinador que participou dos Jogos Olímpicos e o Sebastian Cuattrin, que na época eram minhas referências.”

Em 2005 chega à Ubaitaba o Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte e nesta ocasião Figo foi convidado para ser um dos estruturadores. Levar o programa à cidade foi uma iniciativa da Confederação Brasileira em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubaitaba. “O projeto atendia 150 crianças e fizemos um grupo espetacular que até hoje forma grande parte da seleção nacional. Dentre esses garotos que surgiram o que mais se destacou é o Isaquias Queiroz que até então era conhecido carinhosamente como Sem-Rim”

A carreira de Figueroa alavancou após a descoberta de Isaquias Queiroz, porém ele revela que existiram uma série de dificuldades a serem superadas. “Todos tivemos muita dificuldade de estrutura para chegar onde estamos, mas ter o privilégio de encontrar o fenômeno das águas é algo inacreditável! Tivemos um olhar mais detalhado da CBCa e da ABraCan e assim ganhamos para a seleção Cadete mais dez barcos de carbono e a oportunidade de estar treinando a seleção. Tudo isto são mudanças favoráveis para a canoa e para todos que pertencem ao nosso ciclo”, declarou Figueroa que chega para assumir o lugar de ex-técnico da seleção Pedro Sena Junior.

Figueroa irá passar uma temporada sendo assistido pelo técnico espanhol Jesus Morlan no novo Centro de Treinamento da Seleção de Canoa Masculina em Lagoa Santa (MG). Este acompanhamento servirá de base para as primeiras diretrizes como novo técnico da canoa no Centro de Treinamento em Curitiba (PR), onde também contará com o apoio e supervisão de Jesus Morlán. Quando questionado sobre a oportunidade de trabalhar ao lado de Morlan ele não poupa elogios ao treinador. “Falar em Jesus Morlan é falar em um mestre no esporte, um exemplo de sabedoria e resultados positivos. Jesus é alguém que tem em seu currículo cinco medalhas olímpicas 14 em Mundiais. Só via esses caras na televisão e na internet. É uma grande oportunidade e aprender com ele e será um prazer. Vou enriquecer meus conhecimentos e aprender sua metodologia que é diferente da nossa. Se porventura eu puder ajudar em algo ficarei muito feliz.”

O novo técnico terá grandes missões ao longo dos próximos dois anos, tendo como meta galgar bons resultados tanto nos evento Sul-americanos como nos Mundiais. Para 2016 Figueroa acredita em boas chances para o Brasil, porém é hora de ter foco e dedicação para a conquista da tão sonhada medalha olímpica. “Estou muito confiante que virá uma medalha com o Isaquias. A equipe está no caminho certo com a estrutura que o COB, a CBCa e o BNDES proporciona. Temos tudo para a conquista da nossa medalha”, encerra.