Formando o futuro da Canoagem Brasileira


Curso de Formação e Desenvolvimento de Treinadores de Canoagem Velocidade e Paracanoagem chega à sua quarta edição

Em 2011 foi realizada a 1a. Edição do Curso de Curso de Formação e Desenvolvimento de Treinadores de Canoagem Velocidade e Paracanoagem em Pirajú, São Paulo, evento que revelou a nova geração de técnicos e treinadores da Canoagem Brasileira. Hoje, no Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014, realizado em Moscou, na Rússia, três dos sete treinadores que estão presentes no evento são oriundos desta ação incentivada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) com apoio do Programa Solidariedade Olímpica (SOI/COB). As inscrições para a 4a. Edição do Curso estão abertas até o mês de outubro.

2448-gr-4-8-2014-10-53-48O sucesso do curso chega à sua 4a. Edição que se iniciará na Universidade Positivo, em outubro, em Curitiba, no Paraná. Para o idealizador do curso, o Prof. Dr. Heros Ferreira e também coordenador do Departamento de Ciência do Esporte da CBCa, a principal meta é o fortalecimento da base da Canoagem Brasileira pensando no futuro do esporte no Brasil.

“O curso tem como propósito fornecer aos profissionais conhecimentos e habilidades básicas da modalidade visando o melhoramento técnico-científico da comissão esportiva”, revela.

Para os alunos há um acompanhamento sistemático do progresso e para atender esta questão foi estruturada uma plataforma didática de ensino à distância, padronizada pela Federação Internacional de Canoagem, na qual o aluno a cada 15 dias precisa realizar uma prova à distância. Já as aulas práticas são ministradas por profissionais do corpo docente do curso.

fto01

Na foto: Thiago Pupo, técnico de Paracanoagem; Paulo Barbosa, técnico de Paracanoagem; e Prof. Dr. Heros Ferreira.

Para passar nos estudos o aluno precisa obter uma média geral nota oito classificada por meio dos encontros (módulos de estudo), das aulas na plataforma didática e do trabalho de conclusão de desenvolvimento (TCD). Após passar em todos os níveis o aluno receberá um Certificado de Conclusão de Curso sob a tutela da Federação Internacional de Canoagem.

Para o Prof. Dr. Heros Ferreira a intenção também é criar uma nova geração de Técnicos Regionais (TR´s) por meio desenvolvimento continuado, os quais terão a oportunidade de aproximar-se aos Técnicos de Seleção (TS´s) e assim universalizar a metodologia de ensino em todo o país.

A primeira turma é originária do curso realizado em 2011 em Pirajú, São Paulo. A segunda edição aconteceu em 2012 em São Paulo, capital; e a terceira ano passado em Muzambinho, em Minas Gerais.

INSCRIÇÕES AQUI: http://www.canoagem.org.br/pagina/index/nome/inscricoes/id/303

fto02

Atleta Ana Paula Verguts e Lauro Souza Junior, técnico do Caiaque Feminino no Mundial.

Saiba mais no site da CBCa: http://www.canoagem.org.br/pagina/index/nome/curso_de_treinadores/id/294

Fonte: CBCa