Gilvan Ribeiro volta às águas com Fernando Fernandes no Descenso Del Sella na Espanha


A convite do paracanoísta Fernando Fernandes, Gilvan Ribeiro participará de competição que vai passar em programas de TV.

Fonte Diário de Santa Maria

No começo deste ano, quando o canoísta de Santa Maria Gilvan Ribeiro anunciou seu desligamento da Seleção Brasileira de Canoagem, meses depois de sua participação na Olimpíada do Rio, ele disse que seria um até breve. Não será uma competição de alto rendimento, como está acostumado. Apesar disso, ele terá pela frente um desafio e tanto. Em agosto, ao lado do paracanoísta campeão mundial e ex-participante do reality show Big Brother Brasil de 2002, Fernando Fernandes, Gilvan encara os 15 quilômetros do Descenso Del Sella, no principado de Astúrias, na Espanha.

O convite de Fernandes veio no final de janeiro. Ele está fazendo uma série de programas para o canal OFF e também para o programa Esporte Espetacular, da Rede Globo. A competição espanhola é tradicional. Realizada desde 1930, a descida do Rio Sella recebe cerca de mil participantes no primeiro sábado de agosto de cada ano. Em 2017, será no dia 5. A dupla vai encarar a “maratona” na categoria K2.

– Como eu tinha “prometido”, quando falei da “aposentadoria”, tinha em vista outros projetos. A prova é muito bacana e diferente. Estou atrás de aventuras como essas, porque vai de acordo com o meu novo projeto de vida. É a São Silvestre da canoagem de lá. Nunca participei, mas sabia que existia e tinha vontade de participar – diz Gilvan.

Apesar de ter um cunho de diversão, há um pelotão que luta pelo título. E Gilvan e Fernando vão para vencer. Caso isso ocorra, será a primeira taça brasileira na competição.

– 80% da prova é composta por pessoas que vão se divertir, levar a família, mas, claro, que tem a parte competitiva. Quando eu entro, vou para chegar na frente. Claro que tem essa cobrança para vencer. O Fernando também quer entrar para a história. Já vai ser o primeiro paratleta a participar da prova. Com certeza, vamos para cima deles – brinca Gilvan.

Mas para voltar do Velho Continente com a medalha na bagagem, Gilvan terá de retomar os treinamentos com intensidade. Desde que anunciou sua saída da Seleção, parou de treinar. O resultado são 5 kg a menos de massa muscular. Aos poucos, ele retorna a rotina diária.

– Parei totalmente para poder ter tempo de tocar a minha vida. Depois que reorganizei tudo, encontrei um tempo para poder treinar. Muitas pessoas esperam que eu retorne. Isso me motivou – confessa.