Isaquias é bronze no C1 200m e faz história no Rio 2016


Canoísta brasileiro continua fazendo história no Rio de Janeiro e conquista sua segunda medalha na competição.

unnamed (2)Isaquias Queiroz coloca seu nome entre os grandes campeões do esporte olímpico brasileiro ao conquistar, hoje, a medalha de bronze da final do C1 200m da Canoagem Velocidade nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ao cruzar a linha de chegada houve um momento de tensão na arquibancada lotada à espera da confirmação do terceiro lugar devido à dúvida de qual atleta havia conquistado a medalha. Contudo, assim que confirmado o bronze, os brasileiros foram ao delírio e Isaquias comemorou sua conquista dentro d´água.

O canoísta brasileiro faz história no Rio de Janeiro e coloca a Canoagem Brasileira num patamar junto às grandes potências da modalidade. Com o resultado (duas medalhas) Isaquias junta-se aos grandes esportistas brasileiros Gustavo Borges (natação/1996), Cesar Cielo (natação/2008), Guilherme Paraense (tiro esportivo/1920) e Afrânio da Costa (tiro esportivo/1920); todos detentores de duas medalhas olímpicas numa mesma edição de Jogos Olímpicos. Contudo, Isaquias ainda terá a chance de se isolar na conquista do cenário nacional caso garanta outra medalha, agora no C2 1000m junto a Erlon Souza a partir de amanhã na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Outra façanha inédita conquistada por Isaquias é o fato dele se tornar o primeiro canoísta da história dos Jogos Olímpicos a conquistar uma medalha em duas distâncias diferentes (200 e 1000 metros) da categoria canoa na Canoagem Velocidade.

“É um feito histórico (conquistar duas medalhas) e uma satisfação muito grande. Estou muito feliz com o resultado, mas espero fazer mais ainda e chegar onde nenhum brasileiro chegou ainda e conquistar três medalhas”, disse Isaquias.

Sobre a prova ele disse que não sabia que tinha vencido quando cruzou a linda de chegada. “Tive uma remada em falso e o barco `patinou´ muito e vi os caras abrindo meio barco na frente, mas me recuperei. E quando cheguei fiquei sem saber (o resultado), pensei que tinha ficado sem medalha. Quando saiu fiquei muito feliz com a medalha de bronze”, comemorou.

Na final apertadíssima do C1 200m Isaquias largou atrás dos adversários, mas fez uma grande prova de recuperação e garantiu o bronze para o Brasil com o tempo de 39.628, segunda medalha do canoísta e segunda da história da Canoagem Brasileira. A prata ficou com Valentin Demyanenko do Azerbaijão (39.493) e o ouro com o Iurii Cheban da Ucrânia (39.279).

Final B no K2 200m

Na disputa da Final B do K2 200m os brasileiros Edson Silva e Gilvan Ribeiro fizeram uma prova disputadíssima, centímetro a centímetro, e terminaram na 2ª colocação com o tempo de 33.992, atrás apenas dos coreanos Minkyu Choi e Gwanghee Cho (33.812). Em terceiro lugar ficaram os australianos Jordan Wood e Daniel Bowker (35.334).

C2 1000m, K1 200m e K4 1000m começam amanhã

Além de Isaquias, que volta para a água para a disputa do C2 1000m com Erlon Souza, o Brasil também competirá nas eliminatórias do K1 200m e K4 1000m. A eliminatória do C2 1000m com Isaquias e Erlon está marcada para às 9h21.

Edson Silva será o representante brasileiro no K1 200m na eliminatória 1 às 9h00. No K4 1000m, em quarteto formado por Roberto Maehler, Celso Oliveira, Vagner Souta e Gilvan Ribeiro; os brasileiros competem na eliminatória 1 às 9h51. Caso os canoístas passem de fase disputarão as semifinais de suas categorias ainda na manhã desta sexta-feira.

Transmissão AO VIVO no SPORTV13 e Rede Globo

Os espectadores da TV Globo e por assinatura nos canais SPORTV poderão acompanhar ao vivo as provas da Canoagem Velocidade (consulte sua operadora para saber o canal na sua região).

Os resultados inéditos no Rio 2016 premiam o trabalho de desenvolvimento da Canoagem Brasileira, que nos últimos anos contou com apoio significativo do BNDES – patrocinador oficial, GE, Ministério do Esporte e Comitê Olímpico do Brasil.