Lago do circuito de canoagem slalom das Olimpíadas ganha forma


Com prazo apertado, obra mais complexa dos Jogos Rio 2016 avança para ficar pronta para evento-teste em novembro de 2015

Obra mais complexa das Olimpíadas e cujo prazo é o mais apertado, o circuito de canoagem slalom em Deodoro corre contra o tempo. Em novembro, a terra vermelha começou a dar lugar ao cinza do lago principal, que está sendo concretado. É nele que os atletas descerão a correnteza atravessando obstáculos da modalidade. O circuito começou a sair do papel em agosto e deve ser concluído a tempo do evento-teste marcado para novembro de 2015.

Depois do lago ser concretado, serão finalizados a casa de bombas, a piscina de largada e treinamento, o canal de treinamento, o canal competição, o lago e a área comum. Atualmente, cerca de 800 operários trabalham na construção. Quatro bombas vão captar 26.000 m³ de água de uma adutora da Cedae para encher o lago.

Arena Deodoro, Canoagem, Arena Autodromo (Foto: Andre Durão)

Circuito de canoagem slalom em novembro de 2014: cinza do lago toma forma (Foto: Andre Durão)

As obras em Deodoro começaram com cerca de um ano de atraso até que a responsabilidade pela execução fosse transferida do governo estadual para o municipal. Diretor de projetos da Empresa Olímpica Municipal, Roberto Ainbider reforça que não há tempo a perder, mas lembra que 60% das instalações no complexo esportivo já estão prontas.

– A menor arena do Parque Olímpico é do tamanho da maior arena em Deodoro. A complexidade do slalom está nas bombas e no controle da água – disse Ainbider.

Arena Deodoro, Canoagem, Arena Autodromo (Foto: Andre Durão)

Área do lago principal do circuito de canoagem slalom cimentada (Foto: Andre Durão)

A disputa do slalom em um circuito já existente em Foz do Iguaçu, no Paraná, foi descartada após estudos avaliarem a estimativa de custos elevados para adequação aos requerimentos olímpicos, operação e manutenção, além de questões ambientais. O projeto do circuito de slalom foi reduzido em 40% em relação ao inicial para que coubesse nos 930 m² disponíveis em Deodoro e para cortar custos de construção e manutenção pós-Jogos. Um modelo reduzido foi testado em uma universidade em Praga.

Autodromo (Foto: Andre Durão)

Obra da canoagem slalom em Deodoro (Foto: Andre Durão)

Ao lado da canoagem slalom também está sendo construída a pista de ciclismo BMX, instalações que formarão o Parque Radical e que depois dos Jogos servirão para treinamento de atletas de alto rendimento e para diversão da população. Na outra extremidade será montada provisoriamente a pista de mountain bike.

As obras do Parque Radical fazem parte do pacote da região norte de Deodoro, que incluem as reformas do Centro Nacional de Tiro Esportivo, da piscina do pentatlo moderno e do Centro de Hóquei sobre Grama; e as construções da da Arena Deodoro e da Arena de Rúgbi e Combinado do Pentatlo Moderno. O total orçado é de R$ 643.707.225,70 e a execução está sendo feita pelas construtoras Queiroz Galvão e OAS. Na área sul consta apenas a reforma do Centro Nacional de Hipismo, com orçamento de R$ 157,1 milhões.

Circuito de canoagem slalom Rio 2016 (Foto: Empresa Olímpica Municipal/ Projeção)

Circuito de canoagem slalom Rio 2016 (Foto: Empresa Olímpica Municipal/ Projeção)

Por Leonardo Filipo, globoesporte.com