A organização do W2 Downwind divulgou o local onde a prova será realizada em 2013.
Desta vez, o local escolhido foi de Búzios para Cabo Frio. Em 2012, a prova aconteceu em Fortaleza, largando da praia de Mucuripe, chegando em Cumbuco, após 30km de remada.
Participaram atletas de vários estados do Brasil, inclusive dois brasileiros que residem no Hawaii, em diversas modalidades como SUP (Stand Up Paddle), VA’A (Canoa Havaiana) e Surfski (Caiaque Oceânico).
Clique aqui para ler mais informações sobre o W2 Downwind 2013
A expectativa da organização é que em 2013, além dos atletas que participaram em 2012, atletas estrangeiros venham participar dessa que é a única prova no formato downwind no Brasil e foi amplamente divulgada, tanto na internet como pessoalmente pelos pioneiros do W2.
O formato downwind foi adotado pelas principais competições no mundo e consiste no formato de que a largada e a chegada são em pontos diferentes, tendo vento e ondas a favor no sentido do percurso, proporcionando surfar as ondulações, com alto nível técnico para o atleta.
Resumo de como foi o W2 Downwind em 2012
As provas de downwind já são bem conhecidas mundo afora, principalmente em lugares onde existe a cultura Aloha ou de povos com uma relação bem estreitas com o mar.
O nome W2 foi inspirado nas duas grandes forças da natureza que auxiliam o remador: Waves (ondas) e Wind (ventos), e vence o desafio aquele que melhor souber fazer uso destas duas forças, ou melhor, o indivíduo que estiver em maior sintonia com a natureza.
Dicas para remar em segurança com ventos