Mais um fim de semana histórico para o Brasil na República Tcheca


Bronze conquistado por Ana Sátila garantiu o melhor resultado já alcançado em uma Copa do Mundo de Canoagem Slalom

A capital da República Tcheca, Praga, deixará boas lembranças e entrará na história para os brasileiros, principalmente na carreira da canoísta Ana Sátila que garantiu uma medalha de bronze pelo C1 Feminino, no sábado (20), resultado inédito do país na Copa do Mundo de Canoagem Slalom. Hoje (21) apesar de não conseguir classificação para a final do K1 Feminino, ela ficou em 18o lugar com o tempo de 104.84 segundos, resultado também foi considerado excelente pela comissão técnica.

Canoagem Slalom

“Se essa prova fosse disputada hoje nos Jogos Olímpicos ela estaria classificada entre os dez países finalistas, lembrando que lá vai haver um único representante por nação. Podemos dizer que é um grande avanço para a Canoagem Brasileira” comenta Argos Gonçalves Dias Rodrigues, superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

A canoísta está a cada competição conquistando melhores resultados. Em abril ela foi medalha de prata do K1 Feminino no Mundial Sub-23 disputado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Em 2014 também foi medalha de ouro no Mundial Júnior na Austrália. “Faço um agradecimento especial a dois ‘caras’ que estão mudando a história da Canoagem Brasileira”, disse Sátila referindo-se aos treinadores, Ettore Ivaldi e Guille Diez-Canedo.

Canoagem Slalom

A dupla está no comando da Equipe Permanente da Canoagem Slalom Brasileira desde 2012. “Foi uma emoção muito forte ver a primeira medalha em uma Copa do Mundo ao Brasil” comenta Ettore. Já Guille lembra a transformação por qual a Canoagem Brasileira passa. “Isso é consequência de um processo, aliás eu acho que é uma parte de um processo que vai muito longe”.

O Brasil contou com 11 atletas na disputa da 1a. Etapa da Copa do Mundo em Praga. Pedro Gonçalves conseguiu chegar a semifinal pelo K1 Masculino e comenta: “estamos no caminho e para alcançar a excelência contamos com erros e acertos. Essa prova não foi como eu queria, mas vou levar muitas coisas positivas dela”.

O bom resultado e o trabalho técnico é alinhado aos grandes investimentos que chegam ao esporte. Graças à Lei de Incentivo ao Esporte e aos patrocinadores BNDES, GE e a Itaipu Binacional.

Agora os atletas brasileiros se preparam para o próximo desafio: a 2a Etapa da Copa do Mundo que irá acontecer na Cracóvia, na Polônia, entre os dias 26 e 28 de junho.

Mais informações em: http://www.slalomtroja.cz/en/home

Por CBCa