Mar agitado na 2ª Etapa do Brasileiro de Canoagem Oceânica


O evento fez parte da programação do ROW TO WIN que veio com o propósito de colocar o sul do Brasil em cena na modalidade

Por Sestaro/CBCa e fotos divulgação

Terminou no último domingo (19) a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica, na Praia de Cabeçudas, em Itajaí, Santa Catarina. Contando com aproximadamente 100 atletas competindo nas provas individuais e duplas. A edição teve um diferencial, ela fez parte da programação do ROW TO WIN, idealizado pelo empresário Maurício Boadaid o evento esportivo que reuniu atletas em três modalidades: Va’a, Surf Ski e Stand Up.

As disputas iniciaram no sábado (18), para os canoístas em provas individuais, onde cerca de 70 atletas tiveram que encarar a ressaca que atingiu a região fazendo o mar subir e ter grandes ondas na zona de arrebentação como também grandes vagas mar a dentro.

A prova teve muitos obstáculos, principalmente na hora de embarcar onde alguns atletas tiveram dificuldades, mas a grande maioria teve aptidão pra encarar o “quebra coco” que se formava no raso. A largada foi dada por volta de 13h45 onde com o percurso alterado devido as condições de mar, e no final o percurso foi feito com 3 voltas em um circuito triangular, o que não impediu grandes disputas e alto nível técnico na água.

Luiz Wagner Pecoraro foi o grande campeão, seguido de Sebastian Cuattrin e José Marcos Mendes Filho. No Feminino, Rafaela Nascimento foi a campeã, seguida por Carmen Lucia da Silva e Rayssa Correa da Silva. Ambos campeões no individual Luiz Wagner e Rafael já garantem o título brasileiro 2019 pois mesmo com o descarte previsto de uma etapa, seus pontos não poderão ser alcançados pelos outros adversários.

No domingo (19), seguiram as disputas de duplas, executando o mesmo percurso do sábado. Cerca de 14 duplas disputavam o título da etapa, porém por um erro de percurso, 4 duplas sofreram penalização e acrescentaram 10 minutos ao tempo total, uma delas recebeu duas penalidades, somando então 20 minutos, alterando assim o resultado da disputa.

A dupla campeã geral foi Hiel Gesã e Mayko Lucena, da ANN de Santarém/Pará. Seguidos pela dupla mista Elen Fernandes e Edneder Fernandes, na sequencia José Marcos Mendes Filho e Jeferson de Oliveira Libório. A disputa por equipes resultou no título da ACOAR – Associação de Canoagem Oceânica de Angra dos Reis, seguida pela ACKC/BSB e ATR.

O supervisor da modalidade Jefferson Sestaro comenta que “O nível do mar demonstrou o alto nível técnico dos nossos atletas. Quem encarou mostrou destreza ao entrar e sair da água. Rendeu altas fotos sensacionais que espero que rodem o mundo para mostrar nosso potencial não só de raia de competição como dos atletas. Estou muito feliz que o Maurício Boabaid, idealizador do ROW TO WIN, nos convidou para realizar uma etapa oficial de Brasileiro e que tudo tenha dado certo.”

Sestaro finaliza dizendo que “Foi a primeira competição nacional realizada no sul do país e além disso foi feita premiação em dinheiro para os 10 primeiros masculinos e para as 5 primeiras mulheres. Receber premiação em dinheiro, oferecida pelo evento e patrocinadores, valoriza o atleta e o evento. Estou muito feliz com o resultado geral.”

A próxima etapa do Brasileiro de Canoagem Oceânica irá acontecer nos dias 07 e 08 de dezembro em Salvador, Bahia.

Antes disso, a Oceânica segue para o mundial da modalidade, que acontece em Saint Pierre de Quiberon, na França. Os atletas aptos para participar do mundial já estão descritos na circular CBCa 014/2019, acesse aqui para conferir.

O evento ROW TO WIN contou com a organização da Studio Remo e do Município de Itajaí e supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa e o patrocínio da Associação dos Moradores de Cabeçudas, Itajaí Convention & Visitours Bureau, ACIIe e da RICTV – Record.

Resultados

Resultados da 2ª etapa

Resultado geral por Equipes

Confira como está o ranking geral da competição