Melhores canoístas do Brasil competem em Curitiba


Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2015 começa com a presença de 372 atletas na capital paranaense

Fotos: Murilo Ribas

Com a presença de 372 atletas de 42 clubes e associações de canoagem de 12 estados do país começou, hoje (27), o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2015. As provas do evento começaram com algumas horas de atraso devido ao forte temporal que atingiu a capital paranaense nesta última madrugada e prejudicou o início programado da competição. Contudo, a estrutura foi remontada a tempo e atletas, dirigentes, autoridades, imprensa e o público puderam desfrutar do principal evento nacional das modalidades.

Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2015

O Campeonato Brasileiro em Curitiba tem provas nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior, Master e Paracanoagem KL1, KL2 e KL3. O atleta mais novo do evento tem 10 anos de idade, Erick Souza da Silva, e a mais velha é a canoísta baiana Patricia Lencinas de 59 anos de idade da categoria Master, ambos representam a Associação de Canoagem de Itacaré (ACI).

“Iniciei na canoagem (há cinco anos) após decidir por um modo de vida mais saudável, pois fumei por muito tempo. Quero deixar o convite para todos, principalmente as mulheres. Para mim é um orgulho ser a atleta mais velha competindo e podendo ser um exemplo para os outros”, comemora Patrícia.

Hoje foram disputadas 38 provas, sendo que sete delas já foram finais, distribuindo as primeiras medalhas para os campeões brasileiros de 2015. A primeira premiação do dia foi do Mini K1 1000m Feminino Infantil (foto).

Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2015

Para o maior nome da Canoagem Brasileira, Isaquias Queiroz, que competiu hoje no Campeonato Brasileiro no C1 1000m Masculino depois de vir de uma maratona de competições, como o Pan de Toronto e o Mundial de Milão, o segredo é manter o amor pelo esporte.

“Foi um ciclo puxado este ano, mas o segredo é ter amor ao esporte e manter o alto astral. Remei com um barco maior que o meu, mas ganhei. Não posso usar tudo o que treinei agora, pois ainda tenho o Aquece Rio”, disse ao se referir ao evento-teste dos Jogos Olímpicos que acontece semana que vem no Rio de Janeiro.

Para Gilvan Ribeiro, atleta da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade e classificado para a final no K1 1000m Masculino, o Brasileiro é um ótimo teste. “Estar na seleção aumenta a responsabilidade nesse tipo de competição. Espero que o nível dos atletas brasileiros tenha aumentado. Eu torço pelo desenvolvimento da Canoagem Brasileira”, disse o vice-campeão pan-americano do K4 1000m Masculino, em Toronto, no Canadá.

ACEN defende título de 2014

Atual campeã brasileira por equipes a Associação Caxiense de Esporte Náuticos (ACEN), de Caxias do Sul (RS), defende o título esse ano novamente em Curitiba, já que o evento de 2014 também foi realizado na capital paranaense. Segundo Jonathan Maia, ex-canoísta da seleção brasileira e hoje chefe de equipe da ACE, a tradicional associação gaúcha de canoagem vem confiante para buscar o bicampeonato em Curitiba.

“Sabemos que será uma disputa apertada com as outras associações, será ponto a ponto até o final. Se ficarmos entre os três melhores já será uma vitória”, revela. A ACEN sagrou-se campeã geral do Brasileiro 2014 totalizando 237 pontos. O segundo lugar ficou para a Associação Cacaueira de Canoagem, de Ubaitaba (BA), com 228 pontos e em terceiro a Associação de Canoagem de Itacaré, também do estado da Bahia, com 197 pontos.

Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2015

Controle Nacional e Ranking para Equipe Permanente

Este evento está classificado como Controle Nacional e seletiva para competições internacionais e Equipe Permanente da Canoagem Velocidade. Na Paracanoagem, tendo as provas de 200m como prova principal, o Campeonato Brasileiro é classificatório para eventos internacionais, bem como para pontuação no ranking das associações.

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2015 é organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e Academia Brasileira de Canoagem (ABraCan), tem o patrocínio do BNDES – patrocinador oficial da Canoagem Brasileira, GE e Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude Secretaria do Meio Ambiente e Seguros Unimed.

A entrada do público ao evento é gratuita.

Startlists e Resultados Online:

Clique aqui para ver as largadas e resultados.