Mundial de Rafting R4 começa esta semana no Brasil


Mais de 20 países já confirmaram participação no evento que será realizado, em Foz do Iguaçu, no Paraná

raftingO Brasil será palco de mais um evento mundial de grande porte este ano, só que agora a adrenalina não será nos campos de futebol e sim nas águas de famosos rios do país. Do próximo dia 8 até o dia 19 de outubro, Foz do Iguaçu, no Paraná, será sede do Campeonato Mundial de Rafting R4 2014 na expectativa de receber mais de 300 atletas na cidade. Em 2010 o local sediou o Campeonato Pan-americano de Rafting, evento que marcou a história da modalidade na cidade paranaense.

O evento irá ocorrer em dois locais: primeiro no Canal Itaipu, localizado nas dependências da Itaipu Binacional, e depois prossegue em uma das sete maravilhas da natureza, as corredeiras das Cataratas do Iguaçu. Com muito verde e com muita água a cidade está na espera dos agitos que o Mundial de Rafting irá trazer durante duas semanas em local conhecido mundialmente por seus encantos naturais.

Os atletas competirão nas quatro categorias oficiais da modalidade: Sprint, Head to Head, Slalom e Descida. Os cenários prometem impressionar os competidores, sendo as Cataratas do Iguaçu um espetáculo à parte, local onde será realizada a prova de Descida em um trecho de muitas ondas e aventura, cercado de muito verde e com uma natureza exuberante.

Já o principal palco do evento será o Canal Itaipu, construído para a procriação de peixes, o local atualmente é um dos três canais artificiais de canoagem do hemisfério sul. Com pouco mais de 300 metros de comprimento, atualmente ele é utilizado pelos canoístas da Equipe Permanente de Canoagem Slalom Brasileira para treinamento, além de também ser utilizado para treinos de um projeto social que inclui mais de 100 crianças e adolescentes ao esporte, o chamado “Meninos do Lago”.

O Campeonato Mundial de Rafting R4 2014 será disputado nas categorias Junior (Sub-23), Youth (Sub-19), Open (Sênior) e Master, com as disputas do Junior e Youth acontecendo entre os dias 10 e 12 de outubro e as categorias Open e Master uma semana depois entre os dias 16 e 19.

Retrospectiva dos Mundiais R4

Os mundiais de Rafting R4 são bienais e vêm ao longo dos últimos anos trazendo bons resultados para o Brasil. Este será o segundo Campeonato Mundial a contar com participação brasileira na categoria Sênior.

O último mundial, que contemplou a categoria Máster e Júnior, foi realizado em 2012, em Ceske Budejovice, na República Tcheca e teve como destaque o time Feminino Júnior do Brasil conquistando a medalha de bronze na ocasião.

Em 2010 o Campeonato Mundial de Rafting R4 ocorreu em Zoetermeer, na Holanda, sendo o primeiro com participação da equipe sênior brasileira. Na ocasião o destaque foi para o quarteto brasileiro formado por Samuka, Corê, Kekê e Fabinho, com a conquista do vice-campeonato mundial, atrás apenas dos japoneses naquele ano.

rafting

O quarteto brasileiro tentará neste ano melhorar ainda mais suas marcas no Campeonato Mundial e buscar uma medalha de ouro em sua casa.

Transmissão SPORTV e pela internet

Durante todos os dias de disputa o evento será transmitido ao vivo pela internet na página oficial da Confederação Brasileira de Canoagem (www.canoagem.org.br) e no site da Federação Internacional de Rafting (www.internationalrafting.com). Já durante nos dias 17 e 18 de outubro, datas das provas de Head to Head e Slalom das categorias Sênior e Máster, o evento será transmitido ao vivo nos canais SPORTV das 11:00 às 13:00 horas.

Mundial Junior & Sub-23 de Canoagem Slalom

Foz do Iguaçu já se consolidou nos últimos anos como um dos principais polos de canoagem da América Latina. O Canal Itaipu é sede constante de eventos nacionais e internacionais no esporte e depois do Mundial de Rafting R4 2014 o local receberá entre os dias 22 e 26 de abril o Campeonato Mundial Junior & Sub-23 de Canoagem Slalom 2015, evento que promete movimentar não só a Canoagem Brasileira como também todos os setores da sociedade e economia paranaense.

Uma região magnífica

Considerada uma cidade cosmopolita a Terra das Cataratas, como é conhecida Foz do Iguaçu, conta com mais de 78 etnias que vivem pacificamente na região. Com aproximadamente 300 mil habitantes na fronteira com a Argentina e o Paraguai, a cidade possui fácil acesso por avião e rodovias e conta com uma infraestrutura turística completa com várias opções de hotéis, bares e restaurantes. Sua economia é baseada no turismo e prestação de serviços, onde abriga a maior hidroelétrica em produção de energia do Mundo, a Itaipu Binacional que é responsável por abastecer quase 20% da eletricidade consumida no Brasil e 70% do Paraguai.

Foz do Iguaçu e todas suas belezas de tirar o fôlego aguardam canoístas do mundo todo para uma experiência da qual eles não irão esquecer, levando a possibilidade da proximidade com as quedas mais belas vistas de um ângulo diferente do habitual.

O evento organizado pela Federação Paranaense de Canoagem em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem e a Federação Internacional de Rafting, conta com o patrocinador oficial da Canoagem Brasileira – BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, Itaipu Binacional, Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e possui apoio do Macuco Safari e Seguros Unimed.

Site Oficial: www.foz2014.org.br/

Resultados ON LINE: http://www.123result.com

Mais informações sobre a cidade em:

http://www.fozdoiguacudestinodomundo.com.br/en