Mais de 20 países já confirmaram participação no evento que será realizado, em Foz do Iguaçu, no Paraná
O Brasil será palco de mais um evento mundial de grande porte este ano, só que agora a adrenalina não será nos campos de futebol e sim nas águas de famosos rios do país. Do próximo dia 8 até o dia 19 de outubro, Foz do Iguaçu, no Paraná, será sede do Campeonato Mundial de Rafting R4 2014 na expectativa de receber mais de 300 atletas na cidade. Em 2010 o local sediou o Campeonato Pan-americano de Rafting, evento que marcou a história da modalidade na cidade paranaense.
O evento irá ocorrer em dois locais: primeiro no Canal Itaipu, localizado nas dependências da Itaipu Binacional, e depois prossegue em uma das sete maravilhas da natureza, as corredeiras das Cataratas do Iguaçu. Com muito verde e com muita água a cidade está na espera dos agitos que o Mundial de Rafting irá trazer durante duas semanas em local conhecido mundialmente por seus encantos naturais.
Os atletas competirão nas quatro categorias oficiais da modalidade: Sprint, Head to Head, Slalom e Descida. Os cenários prometem impressionar os competidores, sendo as Cataratas do Iguaçu um espetáculo à parte, local onde será realizada a prova de Descida em um trecho de muitas ondas e aventura, cercado de muito verde e com uma natureza exuberante.
Já o principal palco do evento será o Canal Itaipu, construído para a procriação de peixes, o local atualmente é um dos três canais artificiais de canoagem do hemisfério sul. Com pouco mais de 300 metros de comprimento, atualmente ele é utilizado pelos canoístas da Equipe Permanente de Canoagem Slalom Brasileira para treinamento, além de também ser utilizado para treinos de um projeto social que inclui mais de 100 crianças e adolescentes ao esporte, o chamado “Meninos do Lago”.
O Campeonato Mundial de Rafting R4 2014 será disputado nas categorias Junior (Sub-23), Youth (Sub-19), Open (Sênior) e Master, com as disputas do Junior e Youth acontecendo entre os dias 10 e 12 de outubro e as categorias Open e Master uma semana depois entre os dias 16 e 19.
Retrospectiva dos Mundiais R4
Os mundiais de Rafting R4 são bienais e vêm ao longo dos últimos anos trazendo bons resultados para o Brasil. Este será o segundo Campeonato Mundial a contar com participação brasileira na categoria Sênior.
O último mundial, que contemplou a categoria Máster e Júnior, foi realizado em 2012, em Ceske Budejovice, na República Tcheca e teve como destaque o time Feminino Júnior do Brasil conquistando a medalha de bronze na ocasião.
Em 2010 o Campeonato Mundial de Rafting R4 ocorreu em Zoetermeer, na Holanda, sendo o primeiro com participação da equipe sênior brasileira. Na ocasião o destaque foi para o quarteto brasileiro formado por Samuka, Corê, Kekê e Fabinho, com a conquista do vice-campeonato mundial, atrás apenas dos japoneses naquele ano.
O quarteto brasileiro tentará neste ano melhorar ainda mais suas marcas no Campeonato Mundial e buscar uma medalha de ouro em sua casa.
Transmissão SPORTV e pela internet
Durante todos os dias de disputa o evento será transmitido ao vivo pela internet na página oficial da Confederação Brasileira de Canoagem (www.canoagem.org.br) e no site da Federação Internacional de Rafting (www.internationalrafting.com). Já durante nos dias 17 e 18 de outubro, datas das provas de Head to Head e Slalom das categorias Sênior e Máster, o evento será transmitido ao vivo nos canais SPORTV das 11:00 às 13:00 horas.
Mundial Junior & Sub-23 de Canoagem Slalom
Foz do Iguaçu já se consolidou nos últimos anos como um dos principais polos de canoagem da América Latina. O Canal Itaipu é sede constante de eventos nacionais e internacionais no esporte e depois do Mundial de Rafting R4 2014 o local receberá entre os dias 22 e 26 de abril o Campeonato Mundial Junior & Sub-23 de Canoagem Slalom 2015, evento que promete movimentar não só a Canoagem Brasileira como também todos os setores da sociedade e economia paranaense.
Uma região magnífica
Considerada uma cidade cosmopolita a Terra das Cataratas, como é conhecida Foz do Iguaçu, conta com mais de 78 etnias que vivem pacificamente na região. Com aproximadamente 300 mil habitantes na fronteira com a Argentina e o Paraguai, a cidade possui fácil acesso por avião e rodovias e conta com uma infraestrutura turística completa com várias opções de hotéis, bares e restaurantes. Sua economia é baseada no turismo e prestação de serviços, onde abriga a maior hidroelétrica em produção de energia do Mundo, a Itaipu Binacional que é responsável por abastecer quase 20% da eletricidade consumida no Brasil e 70% do Paraguai.
Foz do Iguaçu e todas suas belezas de tirar o fôlego aguardam canoístas do mundo todo para uma experiência da qual eles não irão esquecer, levando a possibilidade da proximidade com as quedas mais belas vistas de um ângulo diferente do habitual.
O evento organizado pela Federação Paranaense de Canoagem em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem e a Federação Internacional de Rafting, conta com o patrocinador oficial da Canoagem Brasileira – BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, Itaipu Binacional, Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e possui apoio do Macuco Safari e Seguros Unimed.
Site Oficial: www.foz2014.org.br/
Resultados ON LINE: http://www.123result.com