Mundial de Va’a vai reunir 700 atletas de 19 países, em agosto, no Rio


Uma competição de números grandiosos. Assim será o Campeonato Mundial de Canoagem Va´a (canoa polinésia), de 12 a 17 de agosto, na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro, reunindo atletas convencionais e paraolímpicos. As disputas irão envolver 19 países e cerca de 700 atletas, sendo mais de 200 deles brasileiros. No total, serão realizadas 61 finais de provas individuais (V1) e por equipes (canoas para seis e 12 competidores). As finais do dia 17 serão transmitidas ao vivo pelo canal SporTV, das 10h às 12h.

Patrocinado pelo BNDES e com apoio do Sistema Unimed e Seguros Unimed, o Mundial representará um importante teste para os Jogos Paraolímpicos de 2016, quando a paracanoagem fará sua estreia no programa de competições, com disputas no mesmo local. A largada e a chegada das provas serão em frente ao Estádio de Remo da Lagoa. No dia 12, será a cerimônia de abertura. As provas, individuais (V1) e por equipes (V6 e V12) serão disputadas a partir do dia 13.

Ao contrário do que ocorreu no futebol durante a última Copa das Confederações, em 2013, quando vieram ao Brasil apenas com o status de participantes, os taitianos prometem ser as grandes estrelas do Mundial de Va´a. No mundo, a modalidade tem as suas origens na Polinésia (Taiti, Havaí, Nova Zelândia, Ilha de Páscoa), há mais de 4000 anos, e é praticada em 45 países. Na Polinésia Francesa a modalidade é tão popular quanto o futebol no Brasil. A prática de Va´a surgiu das canoas que eram usadas como meio de transporte, sendo responsáveis pela colonização das ilhas do Pacífico.

Dentre os destaques brasileiros estão os paracanoístas Tamara Oliveira (V1 200m feminino) e Caio Ribeiro (V1 200m LTA masculino), respectivamente bronze e ouro no último Mundial de Canoagem e Paracanoagem Velocidade, disputado na Alemanha, em 2013. Já o baiano Reginaldo William Birkbeck, que competirá junto de sua mãe adotiva, a inglesa Victoria Mary Birkbeck, vem sendo apontado por seus companheiros como um forte candidato ao título no V1 500m open masculino.

mundial vaa

Sobre o BNDES – Fundado em 1952, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresa pública federal, é o principal instrumento de longo prazo para financiar investimentos em todos os segmentos da economia. O BNDES apoia a agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. O Banco também financia investimentos sociais em educação, saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. O apoio do BNDES se dá por meio de financiamentos, participações em empresas e apoios não reembolsáveis a projetos sociais, culturais e tecnológicos. Como patrocinador oficial da canoagem brasileira desde 2011, o BNDES apoia a modalidade por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Desde 2012, o Banco reúne uma carteira com nove operações, no valor total de R$ 17 milhões, dos quais R$ 14 milhões já foram desembolsados.

CREDENCIAMENTO – Os jornalistas interessados em fazer a cobertura do Mundial de Va´a devem entrar na página http://www.vaario2014.com para solicitar o seu credenciamento. As credenciais serão retiradas, a partir do primeiro dia do evento, no Centro de Imprensa do Mundial, mediante a apresentação da carteira de identidade e da carteira funcional de cada profissional.

NÚMEROS DO MUNDIAL DE VA´A

– Cerca de 700 atletas inscritos, entre atletas convencionais e paraolímpicos
– 19 países participantes
– Mais de 200 brasileiros na disputa
– 61 finais (individuais e por equipes)

SERVIÇO

Campeonato Mundial de Va´a
Dia 12 de agosto – Cerimônia de Abertura
De 13 a 17 de agosto – disputas individuais e por equipes, a partir das 9h.
Estádio de Remo da Lagoa (Avenida Borges de Medeiros , 1424)

Entrada franca

Crédito da Foto: Divulgação/Atitude no Esporte / Levi Ricardo