A festa foi na cidade de Niterói, na loja da SGA Toyota, onde além de premiar as categorias votadas pela internet, os atletas campeões do circuito 2014 puderam retirar seus troféus e certificados.
Foram 45 dias de votação onde mais de 600 pessoas puderam escolher entre os indicados. No momento da entrega dos prêmios mais de 200 pessoas estavam no local entre premiados, indicados, atletas, mídia e acompanhantes.
A noite foi aberta com João Castro, entregando os prêmios amigo do esporte para Salviano Martins e Sheila Aragão, pois foram pessoas que ajudaram de maneira decisiva a realização do W2 Donwwind 2013 e 2014, evento também realizado pela Ecooutdoor, que vinha tendo alguns problemas junto ao município a Marinha do Brasil.
Depois foi entregue o Prêmio Alma do Mar que foi criado para honrar pessoas que vivem de maneira intensa e estreita a relação o mar. O o merecedor de 2014 foi o atleta da baixada santista José Carlos de Souza, já um atleta da melhor idade que tem disputado quase todas as modalidades no Aloha Spirit com a mesma vontade e alegria que os mais novos. José ficou bastante emocionado e e também emocionou a todos no local.
A partir daí a premiação ficou por conta do incomparável Fernando Bonfá e de pessoas convidas para anunciar os próximos vencedores.
Na maior participação de grupos, academias, assessorias esportivas e clubes no Circuito Aloha Spirit 2014. Os clubes Canoa da Ilha e o Vitória Va’a, os dois de Vitória ES, foram as que mais colocaram atletas no circuito com a modalidade Canoa Havaiana/Va’a. Depois foi a vez do Stand Up Paddle que teve o troféu entregue ao grupo SUP UBATUBA que venceu por pouco o grupo Supirados de São Paulo. Por fim, na natação, quem levou o prêmio foi a VEM NADAR do Rio de Janeiro que marcou presença com seus atletas em todas as três etapas do ano.
Alexandre Socci, fotógrafo oficial do Aloha desde 2009, diretor do Grupo Greens foi o primeiro convidado a subir ao palco para anunciar dois prêmios. Alexandre falou um pouco sobre o que representa a fotografia, cobertura de vídeo em um evento, abriu o envelope com o resultado e anunciou os vencedores nestas duas categorias. Como melhor vídeo disputavam a Imaginair e a Studio Prime que foi a vencedora com 57,8% dos votos. Na fotografia foram quatro fotos pré selecionadas e que entraram em votação. A foto de Carla Lindermann venceu com 34,3%.
Foram homenageados com melhor matéria sobre o Circuito Aloha Spirit o site Mundo Sup e a revista Swim Channel.
Fabiano Faria que é diretor da SGA Toyota, foi o mestre de cerimônia no momento de homenagear empresas que investem em atletas e no evento. A primeira homenageada foi a SMILES que há anos vem patrocinando equipes e atletas do Va’a (Canoa Havaiana). Depois foi a vez da SUPFLEX que tem sido uma das maiores investidoras há dois anos no circuito Aloha e o CEO da marca, Hudson Chamon, esteve presente e agradeceu o prêmio falando um pouco sobre a marca e a importância que o Aloha Spirit teve para o fortalecimento do inflável no mercado Brasileiro.
Para finalizar foi a vez da Sea Doo BRP, que em 2014 assinou como co-patrocinadora do circuito, fortalecendo não só a segurança de água como fomentando melhorias na realização de cada etapa. O representante do marketing da marca, Bruno Arakaki não pode comparecer, mas mandou as suas palavras:
“Muito obrigado pela homenagem. A atitude vencedora é o primeiro valor que a BRP (Bombardier Recreational Products) dissemina em sua forma de trabalhar. Todos vocês são vencedores e tem motivação para, em cada dia, buscar a melhor experiência praticando essa paixão pela água, pelo esporte e pelas pessoas que compartilham desse estilo de vida. A Sea-Doo compartilha dessa paixão e está presente junto a vocês para trazer segurança e mostrar a experiência única que um jet pode trazer, por exemplo ao te levar a lugares maravilhosos para praticar o Stand Up.
A BRP é uma empresa canadense líder em esportes motorizados a mais de 70 anos, com as marcas Sea-Doo de motos aquáticas, os motores de popa Evinrude, os quadriciclos e UTVs Can-Am e os triciclos Can-Am Spyder.
Temos paixão por inovação. Essa paixão movimenta o mundo do esporte motorizado e traz infinitas possibilidades de diversão. Um abraço a todos vocês e continuem assim, apaixonados pela vida”
A premiação seguiu em frente com a homenagem a melhor federação de 2014. A escolhida foi a FESUPRJ por seu trabalho exemplar desde seu surgimento. Várias provas realizadas, uma equipe que vive a modalidade e a seriedade com que trabalham no Rio de Janeiro. Rogério Scaldini, presidente da entidade e Gláucio Magalhães, vice presidente, receberam o troféu e firmaram total parceria com João Castro e a Ecooutdoor, deixando bastante claro o quanto é importante uma parceria entre federações e agências competentes e sérias no mercado de eventos esportivos.
Seguindo em frente, Fernando Bonfá fez a sua análise sobre a importância da informação, do trabalho de jornalismo informativo nos sites especializados. Em 2014 foram indicados para votação 3 sites e o vencedor em 2014 com 53,1% foi o “Mundo Sup”.
A partir daí os prêmios mais importantes da noite começaram a ser entregues. Rogério Scaldini, presidente da FESUPRJ foi quem abriu o tão esperado envelope com o resultado de “melhor participação internacional no SUP em 2014” e o merecedor do título na opinião do público foi o atleta Vinnicius Martins de Búzios RJ.
Na melhor participação internacional no Va’a (Canoa Havaiana), ficou provado que as pessoas que votaram na enquete estavam bastante atenadas! Disputavam este troféu equipes já consagradas como SAMU e MANA BRASIL com impressionantes resultados obtidos no mundial, mas foram os remadores que formaram a equipe Sênior Máster V12 com o seu primeiro lugar no campeonato, que impressionaram e venceram.
Na entrega seguinte, a noite foi honrada com a participação de um dos mais importantes nomes do surf nacional, atleta com uma história impressionante no esporte, a surfista Andrea Lopes. Andrea subiu para apresentar o vencedor na categoria SUPERAÇÃO e assim com a apresentadora os três indicados são verdadeiras feras no esporte. Andrea abriu o envelope e anunciou: “com 64,8% dos votos o vencedor foi Jonas Letieri”. Os aplausos foram fortíssimos, gritos, assovios e lá estava Jonas com seu largo sorriso agradecendo a Deus, seus amigos e mais uma vez dando lição gratuita para todos de humildade e simpatia.
Dave Macknight, remador da equipe SAMU e diretor técnico do Va’a no Aloha Spirit anunciou o vencedor do prêmio revelação no Surfski. Esta categoria tinha três indicados. Com 53,1% dos votos a vencedora foi a atleta de Brasília Camila Nicolau que não pode estar presente.
Mais tarde Dave voltou ao palco e anunciou também o prêmio de revelação feminino no Va’a. Também foi uma disputa apertada. A empresa que cuidou da votação e apuração disse que durante os 45 dias as quatro atletas ocuparam o primeiro lugar, mas a vencedora foi Gabi Latini com 29,2% da preferência.
Na sequencia foi a vez do atleta revelação masculino no Va’a. Mais uma vez um grande nome do esporte, a também atleta da modalidade Dayone Rossi foi a mestre de cerimônia. A disputa foi a mais acirrada de todas. Foram apenas dois indicados, Murilo Pinheiro de Cabo Frio RJ e Pedro Henrique Weichert de Vitória ES. Com 50,5% dos votos Murilo Pinheiro foi o vencedor o que deixou a mestre de cerimônia Dayone claramente feliz, pois o atleta já havia sido seu aluno.
As revelações de 2014 no Stand Up Paddle tiveram seus envelopes abertos pelo Vice Presidente da FESUPRJ, Gláucio Magalhães, que anunciou como grande vencedor masculino entre os dois indicados, o atleta de Ilhabela Guilherme dos Reis com 75,2% dos votos. Na categoria feminino eram três indicação, nomes fortíssimos, mas Isttefany Moraes também atleta de Ilhabela venceu com 43,3 % dos votos.
João Castro encerrou a premiação com a homenagem que ele mesmo chamou de a mais importante da noite. O prêmio Espírito Aloha será anualmente entregue a uma pessoa que seja uma unanimidade e exemplo de entrega e amizade! O merecedor em 2014 foi o santista Celso Filetti. João contou que o evento Aloha Spirit estava montado em 2009 e quase não aconteceu. João encontrava grande dificuldades e decidiu telefonar para Filetti para anunciar a sua desistência em realizar a competição. Filetti deu uma bronca e disse “ Vai fazer sim!” e ouvir isso foi decisivo naquele momento. Traduzindo, o Aloha Spirit poderia não ter existido e foi Filetti quem deu o “ponta pé” para que o evento chagasse onde chegou.
João contou também que o primeiro contato com Filetti foi quando planejava a travessia de OC1 que fez em 2008 de Santos até Paraty. Naquele momento Celso Filetti não conhecia João e João não conhecia Celso Filleti, mas mesmo assim no primeiro encontro entre os dois, na cidade de Santos, Filetti mesmo sem conhecê-lo queria emprestar todos os equipamentos que tinha e ali ficou bastante claro o quanto entusiasta e fomentador apaixonado era ele.
João terminou convidando todos que ainda não conhecem Filetti a se aproximar dele nos eventos, para que não percam a chance de conhecer alguém ímpar no ambiente em que vivemos.
Foi uma noite bastante interessante e depois da entrega de prêmios rolou muito bate papo, “comes e bebes”, música e a certeza de que em 2015 este prêmio será ainda melhor e maior.
As possíveis indicações começarão a ser observadas já no início do ano e a Ecooutdoor transformará o prêmio em algo mais abrangente. O desejo e o projeto é que seja uma importante premiação nacional já em 2015.
Agradecimentos aos patrocinadores e apoiadores de 2014, as prefeituras de Ilhabela, Vitória e Niterói, a SGA Toyota por apoiar a premiação e a todos que de alguma maneira contribuem para que todos os anos este grande encontro entre amigos e modalidades irmãs seja possível.