Canoagem Oceânica abre temporada de competições de 2016


Circuito marca o novo regulamento da Oceânica onde a unificação de classes será o grande diferencial

589 Está aberta a temporada 2016 de competições da Canoagem Oceânica. A primeira etapa do Circuito de Canoagem Oceânica 2016 ocorre nos dias 20 e 21 de fevereiro, na Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis.

Na Canoagem Oceânica, as provas marcam o estabelecimento da nova regulamentação, que extinguiu a competição por classes de embarcações (Oceânica, Turismo e Surfski). Em vigor desde o dia 1o de fevereiro, o novo regulamento tem somente a divisão entre INDIVIDUAIS e DUPLOS. A competição entre todos será pela posição geral, onde os três primeiros atletas individuais masculinos e femininos e os três primeiros duplos masculinos e/ou mistos serão premiados. As premiações por faixas de idades continuam sem alterações, porém a pontuação é baseada pela posição geral da etapa nos Individuais e nos Duplos.

Com a unificação, as faixa etárias ficaram ainda mais fortes devido o aumento de participantes. “Percebemos um grande aumento nas categorias juniores e sub23. Foram as que mais tiveram atletas que subiram de categorias por causa da mudança de idade ou por que antes remavam na Turismo e agora estarão todos juntos”, relata Jefferson Sestaro, supervisor e responsável pela mudança na Oceânica.

As provas da Oceânica serão divididas em dois dias. No sábado, ocorre a Maratona Oceânica, um percurso de aproximadamente 18km que soma pontos para o ranking nacional. Já no domingo, a prova é a Ocean Sprint, estilo derivada da Surf Live Saving. Com uma proposta mais dinâmica, este desafio consiste em um percurso triangular de aproximadamente 600 metros, com largada na água e chegada na areia. Cada etapa define um campeão, um vice e um terceiro lugar Masculino e Feminino, porém não soma pontuação no ranking brasileiro.

1etapa-2016-mambucaba

“É muito interessante ver o desempenho dos atletas nesse desafio, pois nem sempre o mais rápido na longa distância vence o Sprint. É claro que existe o fator sorte em descer surfando melhor a onda e um azarão chegar na frente dos favoritos.” comenta Sestaro.

O Circuito deve integrar cerca de 160 atletas da Canoagem Oceânica, facilitando assim a participação dos canoístas nas duas competições.

“O evento em conjunto com a Va’a vai ajudar as duas modalidades, pois atletas que virão de longe e remam as duas modalidades terão a oportunidade de curtir as duas no final de semana. Já sei que vem muitos atletas do Espírito Santo, para disputar a seletiva e vão aproveitar para competir na Oceânica, pois nossa 3ª etapa será em Vitória, então já irão aproveitar para pontuar no ranking nacional”, finaliza Sestaro.

Circuito de Canoagem Oceânica e Va’a 2016

20 de fevereiro de 2016, das 8h às 18h
21 de fevereiro de 2016, das 8h às 14h

Local: R. Anselmo de Oliveira Boaventura, 22.
Vila Histórica de Mambucaba – Angra dos Reis – RJ

Boletim Oficial

Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica – 1ª Etapa
http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/870