Começam nesta sexta-feira (20) o Pan e o Sul-americano de Canoagem Slalom


A delegação é composta por 18 atletas entre masculino e feminino, no caiaque e canoa.

A equipe brasileira da Canoagem Slalom está na cidade de Turrialba para participar do Campeonato Pan-americano da modalidade, que tem início neste final de semana. Ao todo são 18 atletas brasileiros e quatro membros da comissão técnica que estão na Costa Rica para participar da competição. Na edição do ano passado, realizada no Rio de Janeiro, o Brasil conquistou 11 das 12 medalhas de ouro em disputa. Simultaneamente será realizado o Campeonato Sul-americano de Canoagem Slalom, que também acontece até o domingo (22).

Pelo K1 Masculino os atletas Renan Soares e Guilherme Mapelli chegam embalados da temporada europeia, onde disputaram etapas da Copa do Mundo e do Mundial Sênior, que foi realizado em Pau, na França. Soares conquistou o 38º lugar em terras francesas, sua estreia em Mundiais Sênior da modalidade, uma experiência que o ajudará neste final de semana. “O psicológico vai mais tranquilo, o nervosismo é menor. O que não muda é o comprometimento, que é o mesmo em todas as competições”, comenta. Além de Soares e Mapelli, o atleta Guilherme Eduardo Santo completa o trio brasileiro do caiaque.

Os canoístas Felipe Borges e Leonardo Curcel também estavam na Europa, mas disputando as provas da canoa. Para Borges a experiência foi mais importante ainda, ele conquistou uma vaga inédita para o Brasil na semifinal do Mundial Sênior no C1 Masculino, onde garantiu a 25ª posição. O atleta afirma que a preparação técnica feita neste ano está contribuindo para a conquista dos resultados. “A evolução foi muito grande neste ano. Os treinamentos e a preparação física estão contribuindo para alcançarmos bons resultados”, explica. O paulista Bruno Cataldo Cruz completa o trio do C1 Masculino.

Marina de Souza será a representante feminina no evento, ela disputará as categorias K1 e C1.

Os atletas olímpicos Pedro Gonçalves, Charles Corrêa e Ana Sátila não participarão do evento.

Campeonato Sul-americano

O Campeonato Sul-americano de Canoagem Slalom será realizado simultaneamente ao Pan, nesta competição o Brasil terá 11 canoístas disputando as provas de K1 e C1 Masculino e Feminino nas categorias Sênior e júnior.

Equipe Brasileira na Costa Rica

Equipe Técnica

Antônio Carlos Pinto – Chefe de Equipe
Ricardo Martins Taques – Técnico
Diorgines Antunes da Silva – Fisioterapeuta
Gustavo Chaves Brandão – Preparador Físico

Atletas

Guilherme Marcello Mapelli
Renan Henrique Soares
Felipe Borges da Silva
Leonardo Lucas Curcel
Bruno Cataldo Cruz
Marina Souza Costa
Fabio Scchena Dias Rodrigues
Guilherme Henrique Valentim de Loredo
Lucas Faria Boretti
Guilherme Eduardo do Espírito Santo
Thiago Saldanha Serra
Pedro Henrique Avansi Aversa
Guilherme Schena Dias Rodrigues
Murillo Guilherme da Silva Sorgetz
Daniel Negrão Carrasco
Gustavo Selbach Junior
Kauã Luiz Amaral da Silva
Omira Maria Estacia Neta
Beatriz De Paula Simões Da Motta