PAPO DE CANOÍSTA: Oscar Chalupsky fala sobre os novos surfskis da Nelo


O site SurfskiNews.com bateu um papo com Oscar Chalupsky sobre os novos surfskis da Nelo.

Nessa entrevista, Oscar revela por que a Nelo decidiu produzir surfskis menores. “Eu vim para a Nelo com a mente aberta e fizemos alguns testes com surfskis mais curtos e os resultados foram muito satisfatórios. Quanto mais eu remava os barcos curtos mais feliz eu ficava”, comenta Oscar Chalupsky, da Nelo.

Entrevista com Oscar Chalupsky

Entrevista com Oscar Chalupsky

SurfskiNews: Como as coisas estão indo desde a última vez que falamos? (Nota do editor: a última entrevista com Oscar foi em Novembro de 2015)

Oscar Chalupsky: Tem sido fantástico trabalhar na Nelo. O proprietário é meu parceiro de treino, remando comigo todos os dias — Ele perdeu 15 kg até agora!!! Andre, o CEO, também é muito apaixonado pelo surfski e me ajuda muito. Torna-se muito fácil para o sucesso da marca Nelo Surfski.

SN: Você não obteve o resultado que você gostaria em Molokai este ano, além das condições desfavoráveis, como sentiu que a competição havia acabado para você?

OC: Cometi alguns erros, porque eu acho que estava um pouco confiante demais. Eu deveria ter ficado com o pelotão, mas eles foram tão longe do Norte e eu não acho que estava correto. Eu estava remando com Greg Barton e Richard Van Wilderman, estávamos indo muito bem com 20 km em condições totalmente planas; era como remar em um lago.

Eu comecei a ter um pequeno problema com o meu estômago quando eu tentava remar com mais força. Cerca de 10 km depois, meus ouvidos começaram a zunir como se estivesse voando em um avião. Parecia que nunca iria acabar. Na verdade, permaneceu por algum tempo após a competição. Muito estranho pois nunca aconteceu comigo antes. Eu também fui pego no recife do China Wall, mas aguardem que eu retornarei a Molokai.

Entrevista com Oscar Chalupsky

Oscar Chalupsky durante a travessia de Molokai 2016

SN: Qual é o próximo desafio?

OC: Eu vou competir e dar clínicas no Japão neste fim de semana. Depois competir em Copenhague, em seguida Peniche, Portugal e Ilhas Maurício.

Eu tenho competições e clínicas em todo o mundo. Nós da Nelo estamos concentrados no mercado europeu, mas também vamos fazer algumas clínicas e competições em Hong Kong e na Austrália.

SN: A Nelo revelou recentemente os novos surfskis redesenhados em parceria com você. Os novos modelos têm mantido o comprimento mais curto de modelos originais em comparação com a maioria dos barcos de elite. Existem quaisquer ganhos de desempenho específicos ou perdas com o comprimento mais curto?

OC: Eu vim para a Nelo com a mente aberta e fizemos alguns testes com surfskis mais curtos e os resultados foram muito satisfatórios. Quanto mais eu remava os barcos curtos mais feliz eu ficava. Você não perde nada em desempenho no mar liso ou as condições mais agressivas. Na verdade, eu acho que é bom em ambos. Além disso, você pode considerar a facilidade no transporte, é uma verdadeira vitória.

SN: O finca-pés apresenta um ângulo ajustável, qual é o benefício de ter a capacidade para compensar a posição?

OC: A Nelo utiliza opções para ajustar o finca-pés em seus barcos de sprint, por isso, eu queria ter o mesmo sistema em nossos surfskis. Assim como a possibilidade de personalizar as  cores do seu barco, nós damos-lhe a opção de personalizar o seu ângulo do pé.

SN: Que vantagem tem o footstrap de carbono rígido oferece sobre as tiras comuns de nylon com velcro e neoprene?

OC: Você pode escolher um ou outro. Eu prefiro a cinta sólida de carbono uma vez que não vira para baixo com os meus monitores Garmin e Motionize, quando tiro o pé para abrir e fecha o meu dreno. Eu não me preocupo com a alça de pé caindo o tempo todo.

SN: Você pode descrever o cockpit?

OC: Quando eu projeto um surfski, a primeira coisa que faço é a certeza de ter um cockpit muito confortável e que pode caber a maioria das pessoas ao redor do mundo. Deve ser fácil para remontar e você deve ter facilidade de colocar suas pernas para fora quando quiser. Ele também precisa ser funcional para que não segure muita água.

SN: Os novos Nelo são projetados para usar defletores de onda. Você pode falar sobre sua decisão de incluí-los no processo de design?

OC: Sim todos os nossos barcos são feitos para ter um defletor de onda. Com o defletor de onda que você pode ter um barco de menor volume e poupar o cockpit de alargar com água.

SN: Alguns surfskis estão começando a se mostrar com as proas invertidas. Ao mesmo tempo, a Nelo estreou a proa invertida em seus barcos de sprint, mas não no surfski. Por que vocês optaram por manter os traços tradicionais, indo ao contrário?

OC: O Cinco tem a proa invertida, a questão não é a proa mas sim o casco. Nós vamos fazer algumas experiências com esse conceito numa fase posterior.

SN: Obrigado e boa sorte para você!

Fonte: SurfskiNews.com