PAPO DE CANOÍSTA: Alessandro Cersossimo conclui a travessia Paraty à Santos solo


Travessia de Paraty à Santos em caiaque oceânico solo foi concluída dia 28 de março

No último dia 28 de março, o canoísta santista Alessandro Cersossimo completou uma travessia oceânica entre Paraty/RJ à Santos/SP, num total de 280 km. Remando sozinho, sem nenhum apoio por terra ou por mar, dormindo acampado em ilhas e praias, levando toda a alimentação embarcada, Alessandro completou o percurso em 8 dias, mesmo sob situações de mar extremas após a ressaca do dia 21 que atingiu a região entre Paraty e Ubatuba, além de situações de ventos contrários muito intensos a partir de Ilhabela.

Todo o percurso foi monitorado via satélite e publicado em tempo real. Comentaristas informavam regularmente ao público sobre as situações que ele estava enfrentando, o que trouxe um grande envolvimento das pessoas com a travessia. Quando chegou a Santos foi recebido no mar e em terra pela comunidade da canoagem local e amigos.

“Não esperava tamanho envolvimento das pessoas. Tenho certeza que o trabalho das pessoas que cuidaram da divulgação teve muita influência nisso, mas sobretudo isso mostra o quanto a canoagem é um esporte que agrega as pessoas, uma família de verdade. Só quem é do mar entende a importância da ajuda amiga em meio aos desafios que esse ambiente proporciona. Sou muito grato!”, comemora Alessandro.

Esta é a primeira etapa de um projeto de remar toda a costa brasileira chamado “Brasil de todas as águas”, que além da parte esportiva pretende levar a canoagem para regiões carentes e remotas do nosso país e criar uma escola de canoagem oceânica de expedições.

O próximo passo agora será a ministração de palestras para dividir essa experiência com as pessoas e incentivar a prática da canoagem oceânica. Para saber mais sobre a travessia há uma página no Facebook, clique aqui.